Na noite desta quarta-feira (30) ocorrerá um fenômeno chamado de "Superlua Azul". O nome superlua indica que o satélite natural estará mais próximo da Terra e, por isso, pode parecer maior e ficar mais brilhante, segundo Tilt, do UOL.
Em média, a distância entre a Terra e a Lua é entre 382 mil. No dia de hoje, porém, ela estará a uma distância de 357.181 km do planeta.
Apesar de ser chamada de "Superlua Azul", o fenômeno não tem relação com a coloração e não é um nome originalmente científico.
O azul vem da expressão em inglês "once in a blue moon", que significa algo como "raro" ou "uma vez na vida, outra na morte". Como é difícil ter duas superluas em um mês, o fenômeno acabou ganhando essa "coloração" no nome. Logo no início de agosto, teve a Superlua do Esturjão.
Hoje, a Lua nascerá no momento do pôr do Sol, por volta das 17h40. Quem tiver uma vista desobstruída poderá acompanhar o fenômeno sem dificuldade. O melhor momento para observar a Lua é justamente a primeira hora após nascer, pois ela parece ainda maior.
Não é preciso qualquer instrumento para observar. Mas quem tiver um binóculo, telescópio ou câmera com zoom, pode enxergar as crateras da superfície lunar. Caso não consiga observar hoje, tente amanhã (31) quando ela ainda estará superiluminada no céu.