Uma comissária de bordo americana viralizou nas redes sociais com dicas úteis para turistas, especialmente mulheres que viajam sozinhas, para se protegerem de invasões em quartos de hotéis e ataques pessoais durante suas férias.
Conhecida nas redes apenas como Cici, a funcionária da Delta Air Lines acumula mais de 363,8 mil seguidores. Com informações do Nossa Viagem, do UOL.
Confira algumas das dicas:
1. Não feche a porta antes de checar o quarto
Para prevenir estar à mercê de alguém que se esconda no quarto ou evitar um encontro desagradável com outro turista que, por erro da recepção, foi alocado no mesmo espaço que você. Cici diz para deixar a mala segurando a porta, enquanto checa cada ambiente do quarto.
Ela ainda aconselha conferir se o telefone do quarto está funcionando, colocar o sinal de ocupado do lado de fora da porta e cobrir o olho mágico.
2. Carregue um alarme pessoal na entrada
Cici alerta que, ao entrar no quarto, é bom ter com você um alarme pessoal caso haja alguém escondido dentro da sua acomodação ou tente abordá-la na chegada. Com o alarme, você pode sinalizar a todos ao redor que precisa de ajuda e espantar o agressor.
3. Use seus cabides
Cici explica que a trava da porta não é tão segura, por isso é importante garantir que ninguém possa entrar em seu quarto sem autorização. Para isso, ela pendura cabides do guarda-roupa: um na própria trava e o outro ligando o primeiro e a maçaneta, criando uma trava extra.
4. Aposte em uma trava com alarme
Outro truque de Cici são as travas de porta ou calços com alarme, que você pode encaixar perto do vão. Se alguém tentar abri-la, a pressão sobre o equipamento o fará disparar.
5. Use as toalhas para reforçar a trava
Cici também ensina a colocar uma toalha presa nas portas, o que tornaria-as mais apertadas e impediria que alguém a abrisse usando algum material inserido pela parte de fora.
6. Ligue para a recepção ao receber visitas não-solicitadas
A comissária alerta que alguns invasores se fazem passar pelo serviço de quarto ou por camareiras. Por isso, se você escutar um pedido similar e não tiver solicitado, ligue na recepção e cheque se é mesmo um funcionário do hotel antes de abrir a porta.
7. Não deixe objetos espalhados pelo quarto
Deixe suas coisas organizadas para evitar furtos de oportunidade. Invasores estarão menos inclinados a levar seus pertences se perceberem que a ausência deles será facilmente notada.
8. Invista em uma câmera, se puder
Cici ensina a comprar uma câmera baratinha, que poderá ser sincronizada ao seu celular e ser colocada em um canto estratégico do quarto, denunciando quaisquer movimentações no ambiente.
9. Procure a tábua de passar roupa do quarto
A tábua de passar roupa que geralmente é encontrada dentro do armário pode funcionar como uma trava extra e colocá-la contra a porta pode dificultar a invasão, além de fazer barulho.