Falar sobre higiene do ânus ainda é tabu, mas não deveria ser. No ano passado, a fisioterapeuta pélvica Camila Gutz viralizou ao ensinar a limpar a região e chegou a superar a marca de 1 milhão de views nas redes sociais.
No vídeo, ela dá dicas de como higienizar a região com detalhes, afastando as nádegas, e não superficialmente.
"Quando você estiver com o seu bumbum aberto, você vai pegar um dos seus dedos e vai passar ao redor das 'preguinhas', porque elas vão estar esticadas e todas as sujeiras nas entranhas vão sair", diz no vídeo.
Segundo a fisioterapeuta, isso ajuda a melhorar o cheiro na região e é melhor do que "só pegar o sabonete e passar a mão mais ou menos".
"No vídeo do TikTok, Camila Gutz ainda alerta ser preciso secar toda a região com a ponta da toalha para evitar mau cheiro, principalmente no "cofrinho". "Vai encostar bunda com bunda e, se estiver molhado, vai feder depois", afirma.
Para além da higiene no banho, a coloproctologista Larissa Berbert, consultada pelo VivaBem, disse que a recomendação é evitar o uso de papel higiênico quando possível. Isso porque ele não consegue remover todos os resíduos, e os restos de fezes são irritativos à pele, além de piorar sintomas de condições na região, como fissuras e hemorroidas.
Berbert explica que usar lenços umedecidos pode ajudar a melhorar a higiene na região, mas pessoas com alergia devem evitar aqueles com muita fragrância.