O repórter da Band Cesar Cavalcante, de 29 anos, descobriu um câncer no estômago no início deste ano após fazer exame para investigar um refluxo.
O jornalista foi diagnosticado com um adenocarcinoma, o tumor no estômago mais comum. O câncer de Cesar era agressivo, mas foi descoberto ainda em fase inicial, o que melhorou o prognóstico.
O refluxo intenso foi o único alerta. Ele passou em um gastroenterologista, que pediu a endoscopia. "Era um câncer. Foi desesperador para mim. A primeira coisa que passa pela cabeça da gente é 'eu vou morrer'. E precisava saber em quanto tempo isso ia acontecer", disse ao Viva Bem, do UOL.
Cesar repetiu a endoscopia a pedido de seu oncologista, porque ele suspeitava de algum erro no diagnóstico, já que o câncer de estômago é mais comum após os 65 anos. Mas uma nova bateria de exames confirmou o câncer.
"Fiquei 2 meses em luto, negação, não aceitava aquilo e buscava algumas explicações. Estava angustiado e com muito, muito medo mesmo", revelou o jornalista.
Cânceres no estômago são geralmente tratados com cirurgia e quimioterapia. Os médicos indicaram uma abordagem intensa, já que Cesar tinha bom histórico saudável. Foram quatro ciclos de químio antes e depois da operação. A decisão do médico foi de retirar todo o estômago, para evitar o risco de um novo tumor.
A recuperação da retirada total do órgão leva de 6 meses a 1 ano, segundo Héber Salvador, presidente da SBCO (Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica). "Quando removemos o estômago todo, fazemos conexão do intestino com esôfago. A pessoa não precisa mudar o que come, mas a quantidade é menor, porque não tem mais o reservatório [estômago] para receber o alimento", contou Salvador ao Viva Bem.
Desde o final de julho, Cesar está em remissão, quando nenhum exame detecta sinais de câncer. Agora, faz acompanhamentos periódicos.
Junto à direção de jornalismo da Band, ele teve a ideia de trazer o seu relato em uma série especial para conscientizar sobre a doença. "Eu quis fazer isso, porque acho que sou um exemplo de que a gente precisa se cuidar", informou.
A série "Câncer: virei paciente" foi ao ar na última semana no Jornal da Band e no Bora Brasil.