Certamente você já ouviu a expressão quinto dos infernos sendo dita por alguém. No entanto, engana-se quem pensa que ela surgiu no Brasil.
Na verdade, a origem dessa expressão é antiga, dos tempos em que o Brasil ainda era uma colônia de Portugal e, ao contrário do que se possa imaginar, a expressão não tem relação com o inferno.
De acordo com o UOL, naquela época, a Coroa portuguesa cobrava um imposto nas minas de ouro do Brasil. O valor do tributo era de 20% do que era encontrado na colônia, ou seja, um quinto da produção.
No entanto, aquele tributo era bastante odiado pelos donos das minas de ouro. Assim, eles passaram a chamá-lo de “o quinto dos infernos”. E, hoje em dia, essa expressão é usada até hoje quando estamos possessos de raiva.
Além disso, o navio que vinha até o Brasil recolher o imposto era chamado de nau dos quintos. Além de buscar o tributo, a embarcação também levava exilados para o Brasil.
Como o país era apenas um lugar longe e desconhecido, os europeus diziam que quem embarcava no navio ia ao "quinto dos infernos". "O inferno era o Brasil e a expressão pegou", explicou Thiago Gomide, jornalista e historiador, ao UOL.