Quais são as companhias aéreas low cost que operam no Brasil?

Conheça empresas que podem te ajudar a gastar menos na passagem aérea

Beatriz Castro começa a operar no Brasil no fim de setembro | 30 de Agosto de 2023 às 10:07

Primeiro voo de uma low cost estrangeira no país ocorreu em 2018, com a Sky Airline - Foto: Pixabay

Começa a operar no Brasil, no fim de setembro, a companhia aérea Arajet. Com voos três vezes por semana de São Paulo a Santo Domingo, na República Dominicana, a empresa promete passagens aéreas mais baratas. A média de bilhetes de ida e volta custarão US$ 475, ou R$ 2.315, segundo o UOL.

Outras empresas aéreas têm sido atraídas para o país após mudanças regulatórias no mercado brasileiro. A principal foi a Lei do Voo Simples, que reconheceu a aviação como um negócio como os outros e tirou barreiras para a criação de empresas.

O primeiro voo de uma companhia low cost (de baixo custo) estrangeira no país ocorreu em 2018, com a vinda da Sky Airline, do Chile.

Em novembro do ano passado, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) autorizou a JetSmart Airlines, também do Chile, a operar voos internacionais regulares. A empresa ainda tem voos partindo de Florianópolis, Rio e Foz do Iguaçu para Chile, Argentina e Uruguai.

Em julho de 2023 teve mais uma autorização, e a Virgin Atlantic vai operar voos para Londres (Inglaterra). A rota deverá começar em maio do ano que vem.

Dados da Anac, porém, demonstram que o mercado nacional ainda é dominado por Gol, Azul e Latam. Apenas 0,4% da demanda doméstica foi atendida por outras companhias aéreas, segundo a Agência.

Já no mercado internacional a demanda é mais dividida. No ano passado, 43,4% foi operada por companhias aéreas estrangeiras; 16,2% pela Latam, 11,3% pela TAP e 6,3% pela American Airlines.

Brasil voos low cost Companhias aéreas