O programa "Sai de Baixo", da TV Globo, marcou a televisão brasileira e, mesmo com o fim, ainda é lembrado pelos telespectadores.
O último episódio da série foi ao ar em 31 de março de 2002. O fim da atração chegou a gerar protesto de fãs, com abaixo-assinados e a criação de um site pedindo a volta do programa.
Mas, afinal, por que o Sai de Baixo foi cancelado?
De acordo com apuração do Splash, do UOL, a redução dos índices de audiência, o clima ruim nos bastidores, os desentendimentos entre o elenco e o desgaste natural podem explicar o fim do programa.
Além disso, na época em que a atração acabou, a TV aberta vivia um momento de transformação com o surgimento de reality shows.
A estreia, em 1996, alcançou 26 pontos, na Grande São Paulo, mas ao longo do tempo a atração emplacou e agradou o público. Já a estreia da sétima temporada, em 25 de dezembro de 2001, registrou média de apenas 12 pontos.
A saída da atriz Cláudia Jimenez foi conturbada e gerou desgaste no programa. Segundo reportagem do Jornal do Brasil, de janeiro de 1997, ela foi afastada por "dificuldades de relacionamento".
Tom Cavalcante também saiu do programa após desentendimentos com colegas e com a direção, em 1999. De acordo com o Notícias da TV, o comediante passou a criticar o texto e a discordar da postura dos outros atores.
Além disso, a mudança no cenário foi rejeitada pelo público, na temporada do ano 2000. O humorístico chegou a ser retirado da grade para a exibição da segunda temporada de No Limite, em 2001 e retornou à programação em dezembro, mas saiu do ar oficialmente em 2002, embora tenha ganhado episódios especiais e virado filme alguns anos depois.