Cheiro do combustível pode funcionar como um entorpecente
Beatriz Castro | 21 de Agosto de 2023 às 11:00
Ao chegar no posto de gasolina, você é do tipo de pessoa que fecha todas as janelas do carro ou, pelo contrário, abre os vidros e gosta do cheiro de gasolina?
Há duas teorias possíveis para justificar o gosto pelo aroma do combustível, que podem estar associados a acionar memórias e aos compostos químicos que funcionam como entorpecentes, segundo informações do Tilt, do UOL.
A primeira explicação para quem gosta do cheiro da gasolina teria a ver com a possibilidade de o aroma acionar lembranças nostálgicas, como um passeio especial ou uma viagem de carro no verão.
Já a segunda hipótese está relacionada ao poder entorpecente do benzeno (composto presente no combustível) no sistema mesolímbico. Ao levar à liberação de dopamina, ele causa uma espécie de euforia temporária, mesmo representando apenas 1% da gasolina.
Independentemente do motivo, o gosto pelo cheiro de gasolina é comum entre muitas pessoas. Em 2021, a fabricante de automóveis Ford chegou a lançar um perfume com o aroma do combustível, especialmente para quem dirige carros elétricos e sente sua falta. De acordo com a marca, esse número chegaria a 70% dos compradores de veículos elétricos.