Cientistas descobriram que a ponta de uma flecha da Idade do Bronze encontrada no século 19 ao redor do Lago de Bienna, na Suíça, é feita de um material inesperado vindo do céu: o ferro de um meteorito, provavelmente caído na Estônia.
O objeto, datado em 3 mil anos, estava no Museu de História de Berna desde 2021. De acordo com o estudo publicado no Journal of Archaeological Science, no dia 25 de julho, o objeto, que contém material feito de ferro meteorítico, é extremamente raro.
Para examinar a ponta da flecha, que tem 39 milímetros de comprimento e pesa 2,9 gramas, a equipe de pesquisadores utilizou uma combinação de métodos estendidos sem danificar o artefato histórico, como microscopia de luz, tomografia, fluorescência de raio-X e espectrometria gama.
Além disso, o estudo também revelou que havia ainda resíduos de alcatrão na ponta, possivelmente usado para prendê-la à haste da flecha, segundo os cientistas, e marcas de moagem resultantes do processo de moldagem do artefato.
Vale citar que, existem apenas 55 grandes meteoritos de ferro IAB conhecidos em toda a Eurásia e na África, e estes vêm de 22 locais. De 1º de fevereiro de 2024 a 21 de abril de 2025, a ponta da flecha estará em exibição como parte da exposição especial "E então veio o bronze!" no Bernisches Historisches Museum.