O órgão de saúde revelou que mais de 26 pessoas ficaram doentes esta semana
Vitória Tedeschi | 24 de Agosto de 2023 às 09:04
Após pelo menos 26 pessoas ficaram doentes após um surto de Salmonella, ligado à tartarugas de estimação, o CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças) dos Estados Unidos fez um alerta esta semana para que as pessoas não "beijem ou acariciem suas tartarugas".
De acordo com o UOL, as autoridades de saúde pública dos EUA anunciaram que os cuidados devem ser tomados enquanto eles estão investigando um "surto interestadual" da doença ligado à pequenas tartarugas.
Não beije ou aconchegue sua tartaruga e não coma ou beba perto dela. Isso pode espalhar germes de Salmonella para a boca e deixá-lo doente. Mantenha sua tartaruga fora da cozinha e de outras áreas onde você come, armazena ou prepara comida", alertam as autoridades.
Vale citar que, ainda de acordo com o CDC, muitas dessas tartarugas são vendidas ilegalmente pela internet para serem criadas como pets e são a principal fonte de contaminação nos casos analisados.
A facilidade com que as tartarugas “de aquário”, com menos de 10 centímetros de comprimento, transmitem a bactéria fez com que, há mais de 40 anos, a comercialização desses animais fosse proibida nos EUA.
O órgão afirma que tartarugas de estimação de qualquer tamanho podem carregar germes de Salmonella em suas fezes, mesmo que pareçam saudáveis e limpas. Esses germes podem se espalhar facilmente para seus corpos, água do tanque e qualquer coisa na área onde vivem.
De acordo com o Ministério da Saúde, a Salmonella é uma bactéria da família das Enterobacteriaceae que causa intoxicação alimentar e em casos raros, pode provocar graves infecções e até mesmo a morte.
A transmissão se dá com a ingestão de alimentos contaminados com fezes de animais, a bactéria é encontrada normalmente em animais como galinhas, porcos, répteis, anfíbios, vacas e até mesmo em animais domésticos, como cachorros e gatos.
Dessa forma, qualquer alimento que venha desses animais ou que tenha entrado em contato com suas fezes podem ser consideradas vias de transmissão da Salmonella (Salmonellose).
Os sintomas são semelhantes a outros problemas gastrointestinais, mas são confirmados por meio de exames de sangue e fezes, além da análise clínica do médico, conforme cada caso. Vale citar que a doença geralmente é autolimitada entre pessoas saudáveis (embora possa levar à morte em alguns casos).
Os principais sinais e sintomas da infecção por Salmonella (salmonelose não tifoide) são:
– dor abdominal intensa;
– cólicas;
– náusea;
– vômitos;
– diarreia forte;
– febre moderada;
– calafrios;
– mal-estar;
– perda do apetite;
– emagrecimento;
– fadiga e cansaço.