Léa Garcia morre aos 90 anos horas antes de ser homenageada em grande festival

Atriz receberia troféu Oscarito no Festival de Gramado

Beatriz Castro | 15 de Agosto de 2023 às 20:24

Léa Garcia foi uma das primeiras atrizes negras da TV - Foto: Reprodução/Instagram

A atriz Léa Garcia morreu aos 90 anos, nesta quarta-feira (15), horas antes de ser homenageada com o troféu Oscarito no Festival de Gramado. A informação foi confirmada pelos familiares nas redes sociais. A causa da morte foi um infarto agudo do miocárdio, segundo informações do Splash, do UOL.

"É com pesar que nós familiares informamos o falecimento agora na cidade de Gramado, no Festival de Cinema de Gramado, da nossa amada Léa Garcia", diz o comunicado.

Junto com Ruth de Souza e Zezé Motta, Léa Garcia foi uma das primeiras artistas negras da televisão brasileira, e uma das maiores expoentes da cultura afro-brasileira.

A atriz estava em Gramado desde o fim de semana, acompanhada do filho, Marcelo Garcia, e assistiu a sessões dos filmes "Retratos Fantasmas" e "Tia Virginia".

Léa ficou conhecida no Brasil pelo papel de Rosa em "Escrava Isaura" (1976). Ela também representou o país no cinema internacional quando interpretou Serafina em "Orfeu Negro" (1959), filme de Marcel Camus. O longa venceu o Oscar de melhor filme estrangeiro e fez a atriz ser indicada ao prêmio de melhor interpretação feminina em Cannes.

Além de atriz, ela contribuiu para o cinema negro brasileiro como um todo. Como roteirista, adaptou para as telas textos de autores negros como Cidinha da Silva, Luiz Silva Cuti e Muniz Sodré. Ela ainda participou de produções feitas por pessoas negras que colocavam temas raciais no centro, como "As Filhas do Vento" (2005).

atriz morte homenagem Léa Garcia Gramado