Entenda o que é a ginecomastia, condição que afeta os homens provocando o aumento descontrolado das mamas
Na última quarta-feira (30), o ex-BBB Eliezer compartilhou o resultado de sua cirurgia para corrigir a ginecomastia, condição que causa aumento das mamas: "Tirei 350 ml de gordura de cada mama", escreveu ele nas redes sociais.
Realizei a minha cirurgia de ginecomastia com lipoaspiração. Está tudo bem, já estou em casa, sem dores e me recuperando. Cirurgia foi um sucesso, já estou sem meus peitos. Deu tudo certo, depois volto aqui e falo mais", completou ele.
O que é ginecomastia?
De acordo com o portal Rede D'or, a ginecomastia é uma condição que afeta os homens provocando o aumento descontrolado das mamas. Existem alguns tipos de ginecomastia que variam de acordo com o tipo e as características do tecido mamário em excesso.
Quais são as causas da ginecomastia?
As causas da ginecomastia estão relacionadas ao desenvolvimento anormal das glândulas mamárias nos homens por conta de um desequilíbrio hormonal, podendo atingir somente um dos seios ou os dois. Existem alguns fatores que podem contribuir para a produção anormal de hormônios no corpo, dentre eles:
- obesidade;
- insuficiência renal;
- efeito colateral do uso de anabolizantes;
- infecções nos testículos;
- efeito colateral de alguns medicamentos.
Ginecomastia tem cura?
Ginecomastia tem cura. O tratamento para ginecomastia deve ser orientado por um especialista experiente. Em geral, casos mais leves são resolvidos com medicamentos e mudanças de hábitos. Casos mais graves precisam ser resolvidos com cirurgia para retirar o excesso de mama.
Vale citar que, de acordo com o Viva Bem - UOL, a ginecomastia é um problema benigno, ou seja, não apresenta relação com o surgimento do câncer de mama.
Há, inclusive, diferenças no exame clínico: enquanto no aumento benigno a lesão é difusa e "fibroelástica" ao toque, no nódulo maligno, caso do câncer, ele costuma ter consistência firme e com limites bem definidos.
Apesar disso, qualquer aumento anormal das mamas deve ser relatado ao médico, que vai investigar as causas com cautela e tratá-las.