Conhecido como o país mais feliz do mundo, a Finlândia pode ser um destino promissor para os brasileiros que buscam uma nova oportunidade profissional no exterior, mas ao mesmo tempo não querem perder a qualidade de vida.
A rotina exaustiva de ficar até tarde no escritório, com a qual a maioria dos brasileiros está acostumada, não é comum no país. Já que, por lá, adota-se a jornada reduzida e a flexibilização nos horários.
De acordo com estudos da consultoria Grant Thornton, a Finlândia oferece os horários mais flexíveis do mundo. 92% das empresas finlandesas permitem essa escolha, seguido do Reino Unido e Estados Unidos (76%), Rússia (50%) e Japão (18%), segundo a pesquisa.
A Finlândia também aparece entre os 10 países mais inovadores do mundo. “A colaboração entre empresas, universidades e instituições de pesquisa é comum e contribui para um próspero ambiente de negócios e cenário de startups”, afirma o portal Work in Finland (Trabalhe na Finlândia, na tradução), que atua como uma plataforma de vagas e auxílio para quem pretende morar no país.
Para os interessados, as áreas mais oportunas no país são para Tecnologia, mas não é a única indústria que está contratando. As empresas de bioeconomia, tecnologia da saúde, eletrônica, segurança cibernética, manufatura, construção e muitos outros campos recrutam fortemente talentos do exterior.
Atualmente, também há escassez de profissionais de saúde no local. Vale citar que, ainda de acordo com o portal, não é obrigatório falar a língua local do país, sendo o inglês a alternativa mais usada – principalmente pelos finlandeses. No portal, há cerca de 420 vagas de emprego abertas. Confira a
lista completa aqui.