Criminosos têm uma nova estratégia para roubar dados de contas bancárias e de cartões de crédito das vítimas. Eles passaram a usar os CPFs reais para dar credibilidade ao golpe e convencer as pessoas sem que elas percebam.
Os golpistas conseguem o número do documento a partir de vazamentos de dados. Eles usam a informação pessoal em mensagens via SMS supostamente enviadas por centrais de 0800, número comum usado por bancos reais.
O golpe inicia quando a vítima recebe em seu celular uma mensagem SMS. O texto pode conter suposta penhora ou 'informações' de uma transação não autorizada pelo banco. Geralmente, o CPF da pessoa é destacado de alguma forma e é solicitado que ela entre em contato com um número 0800.
A ligação para o suposto número é usada para confirmar a conta e agência da vítima, para roubá-la. O criminoso se aproveita disso para informar a vítima que irá cancelar os cartões da conta e pede o número do cartão de crédito.
Em uma simulação feita pela empresa de tecnologia Kaspersky, o criminoso ainda insistiu para a pessoa informar um endereço para retirar o cartão falsamente cancelado, já que o número não havia sido informado por mensagem.
Caso você receba mensagens ou emails como esses, nunca faça o que é pedido, como ligar para o 0800. Ligue nos canais oficiais de comunicação de seu banco, que podem ser localizados em seu cartão ou dentro do aplicativo da instituição financeira. Jamais passe seus dados por mensagens SMS, WhatsApp ou similares.