Na primeira sexta-feira de agosto é celebrado o Dia da Cerveja. Em mais de 80 países a data está sendo celebrada para os amantes e produtores da bebida.
Apesar da paixão pela cerveja, poucos conhecem a origem e algumas curiosidades da bebida, por isso, confira abaixo 10 curiosidades que você talvez não conheça:
A garrafa marrom protege a bebida
A cor marrom da garrafa não é por acaso. Segundo o portal Exame Casual, a cor desempenha um papel de guardião, filtrando os raios ultravioleta que podem alterar o sabor e aroma da cerveja. Além disso, as embalagens verdes ou transparentes não oferecem essa mesma proteção.
Beber cerveja no copo ou na lata tem diferença
Os especialistas recomendam que as cervejas sejam degustadas em copos de vidro ou cristal. Já que as latas ou garrafas PET podem influenciar na composição química do produto, alterando o sabor.
As cervejas fizeram surgir as geladeiras
A demanda da cervejaria Spaten impulsionou a origem da geladeira. O sistema prático de refrigeração fez com que a manutenção da fermentação da bebida pudesse ser feita mesmo nos dias mais quentes.
É uma das bebidas mais antigas do mundo
Os primeiros vestígios da bebida são de cerca de 8 mil anos a.C., que foram encontrados na região da Mesopotâmia. Os habitantes já desfrutavam de bebidas alcoólicas vindas da fermentação de cereais.
Ab Inbev é a maior fabricante de cervejas do mundo
Segundo o relatório anual da empresa alemã, a AB InBev é a maior cervejaria mundial. Além disso, ela que comanda a Ambev e une mais de 200 marcas em sua coleção.
A cor das cervejas tem relação com o processo de produção
Em cervejas industriais pode ser adicionado corante, mas a coloração e aroma são conquistados naturalmente de acordo com os ingredientes. A tonalidade de cada bebida vai de acordo com os componentes utilizados.
Londres já foi inundada por cerveja
Um tsunami de cerveja, em outubro de 1814, inundou Londres. O incidente, conhecido como Beer Flood, aconteceu devido a um rompimendo no tanque da cervejaria The Meux, deixando aproximadamente 8 mortes.
Espuma é qualidade
A espuma tem a ver com a reação quimica entre o gás, carbono e proteínas, que juntos, evitam a oxidação da bebida, que poderia resultar em um sabor ruim. A camada de espuma mostra se a cerveja está dentro do prazo de validade, se passou por alterações ou se foi recentemente aberta.
Padroeiro das cervejas
Santo Arnulfo Metz é venerado como padroeiro dos cervejeiros. Ele encorajava fiéis a consumirem cerveja como proteção contra uma praga que contaminava a água.
Os monges aperfeiçoaram a bebida
Como a Igreja era detentora do conhecimento, os mosteiros ficavam responsáveis por tornarem as cervejas mais agradáveis, por isso, eles acrescentaram o lúpulo e as ervas.