Nova descoberta contesta teoria de que primeiros humanos vieram da África

Fóssil de ao menos 8,7 milhões de anos foi encontrado em outro local

Beatriz Castro | 31 de Agosto de 2023 às 10:54

Pesquisadores sustentam que os antepassados de símios e humanos vieram da Europa e não da África - Foto: Pexels

Um fóssil de ao menos 8,7 milhões de anos de idade foi encontrado na Turquia e põe em xeque a hipótese de que os símios e os humanos vieram da África, sugerindo que os hominídeos, na verdade, teriam sua origem na Europa. As informações foram publicadas pelo Tilt, do UOL.

É o que aponta um estudo publicado recentemente na revista "Communications Biology", que coloca o chamado Anadoluvius turkae como parte da árvore evolutiva que gerou chimpanzés, bonobos, gorilas e humanos.

Os autores do estudo sustentam que os antepassados de símios e humanos vieram da Europa e do Mediterrâneo oriental antes de migrar para a África cerca de sete a nove milhões de anos atrás.

RELACIONADAS

'Celebridade': Saiba quem matou Queiroz e relembre final da novela

5 cores de esmalte que te envelhecem sem você perceber

Parabéns, professor! 31 frases para parabenizar os professores do seu filho

"Nossos achados sugerem ainda que os hominídeos não só evoluíram na Europa ocidental e central, como passaram mais de cinco milhões de anos por lá, espalhando-se pelo Mediterrâneo oriental antes de finalmente se dispersarem pela África, provavelmente devido a mudanças ambientais e à diminuição das florestas", afirmou o coautor do estudo, David Begun, em um comunicado da Universidade de Toronto.

Os pesquisadores estão cientes de que a teoria bate de frente com o consenso de que o berço dos símios e da humanidade é a África. "Ainda é uma das propostas favoritas entre os que não aceitam a hipótese da origem europeia", disse Begun. "Enquanto os restos dos primeiros hominídeos são abundantes na Europa e na Anatólia, eles estão completamente ausentes na África até que o primeiro hominídeo apareceu lá, há cerca de sete milhões de anos", completou.

O cientista defende que essas novas evidências "sustentam a hipótese de que os hominídeos se originaram na Europa e se dispersaram pela África junto com muitos outros mamíferos", mas ressalta que elas não a demonstram em caráter definitivo.

Compartilhe:
fóssil humanos África Europa símios teoria