O preço do alimento foi reconhecido pelo Guinness World Records
Beatriz Castro | 10 de Agosto de 2023 às 10:01
Um combinado de sushi com 20 peças quebrou o recorde de mais caro do mundo nesta terça (8), anunciou o Guinness World Records. O prato é servido no restaurante japonês Sushi Kirimon, de Osaka, e custa 350 mil ienes, cerca de R$ 11.970. As informações são do Nossa Viagem, do UOL.
De acordo com o Guinness, o motivo do alto preço é o uso de técnicas e métodos ancestrais, além de ingredientes cuidadosamente selecionados de todo o Japão, com o objetivo de promover a Washoku, tipo de gastronomia tradicional japonesa.
Diversas das peças consistem em nigiri, uma fatia fina de peixe cru posicionada sobre um bola de arroz. Mas há também sashimis (peixes crus sem arroz) e duas peças de maki — o rolinho de sushi fatiado. Uma vez servidas em um prato, todas as porções de sushi recebem um toque final de folhas de ouro.
Confira a lista de todas as 20 porções servidas:
O recorde anterior era de 2010 e pertencia ao chef Angelito Araneta Jr., que servia porções de cinco nigiri decorados com diamantes e enrolados em folhas de ouro 24 quilates por 91.800 pesos filipinos ou cerca de R$ 7.980.