O jornalista se mudou para a Bahia após receber o diagnóstico de demência frontotemporal
Maurício Kubrusly, de 77 anos, diagnosticado com demência frontotemporal (DFT), vive hoje em um povoado da Bahia perto do mar. O ex-repórter caminha com dificuldade, mas também encontra tranquilidade para enfrentar as consequências da doença.
Ao UOL, o barbeiro Romildo Ribeiro, de 35 anos, que atendeu o jornalista disse ele estava "bem debilitado" quando entrou pela primeira vez na barbearia.
"Quando eu o conheci, isso vai fazer um ano, ele estava bem debilitado. Logo quando ele chegou aqui. Mas agora ele teve uma melhora boa. Ele está bem melhor agora", explicou Ribeiro.
"Ele anda meio devagarzinho. Ele é bem tranquilo. Tem horas que você pensa que ele não tem nada", contou.
Segundo o barbeiro, o jornalista está sempre acompanhado da mulher, Beatriz Goulart, e apresenta episódios de confusão mental. "[É possível perceber] Pelo jeito que ele fala algumas coisas. Um exemplo é quando ele fala uma coisa que não tem nada a ver [com o assunto]".
Kubrusly deixou a TV Globo em maio de 2019, após 34 anos na emissora. Meses antes do fim do contrato, ele se afastou do trabalho por problemas de saúde.
Com o quadro "Me Leva, Brasil", que foi ao ar entre 2000 e 2017, o jornalista mostrava histórias de todo o país no Fantástico.