A pesquisa apontou um erro em estudos anteriores e pode auxiliar na investigação da infertilidade masculina
Na última quarta-feira (23), a primeira sequência completa do cromossomo Y humano, presente nos homens, foi revelada por pesquisadores, e a descoberta pode ajudar na investigação da infertilidade masculina.
Até então, o cromossomo Y possuía uma estrutura difícil de ser decifrada por conta de sua estrutura complexa. Uma de suas funções é auxiliar no âmbito reprodutivo, como a espermatogênese (isto é, a produção de esperma), e ele também está envolvido no risco e na gravidade do câncer.
De acordo com informações do G1, o cientista do Instituto de Pesquisa do Genoma Humano Nacional dos Estados Unidos, Arang Rhie, foi um dos autores do artigo que detalha a descoberta na revista Nature. "Eu atribuiria isso às novas tecnologias de sequenciamento e métodos computacionais", afirma Rhie sobre a conquista.
Outra pessoa envolvida na pesquisa é Karen Miga, co-autora do estudo, professora de engenharia biomolecular na Universidade da Califórnia e co-lider do consórcio que apoia a pesquisa, o Telômero-a-Telômero. "Isso finalmente nos dá a primeira visão completa do código de um cromossomo Y, revelando mais de 50% do comprimento do cromossomo que estava ausente em nossos mapas genômicos", diz a profissional.
O resultado da nova pesquisa revelou características de relevância médica no cromossomo Y, como o trecho do DNA que contém genes envolvidos na produção de espermatozóides, além de apontar o erro em estudos anteriores que afirmavam que parte do cromossomo era de origem bacteriana.