934 mil beneficiários foram cortados
Beatriz Castro | 9 de Agosto de 2023 às 08:54
O governo Lula está fazendo uma limpa nos cadastros do Bolsa Família após identificar irregularidades. Até o mês passado, 934 mil beneficiários que diziam viver sozinhos foram cortados. O grupo havia crescido muito durante o Auxílio Brasil de Jair Bolsonaro, passando de 15% para 27% das famílias atendidas. Há suspeita de fraude.
Com o início do novo governo, foram bloqueados temporariamente mais de um milhão de beneficiários que afirmavam morar a sós. Ficou determinado que eles prestassem mais informações. Nos meses seguintes, quem não preencheu os requisitos foi cortado. Grande parte das pessoas nem mesmo se manifestou.
De acordo com o UOL, o corte ocorreu entre os chamados benefícios unipessoais, destinados a pessoas que vivem sozinhas. O número caiu de 5,9 milhões, em janeiro de 2022, para 4,9 milhões, em julho deste ano.
Após os cortes, os beneficiários que dizem morar sozinhos representam 24% da folha de pagamento do Bolsa Família. É menos do que o total registrado no governo Bolsonaro, mas ainda acima do que era visto antes do Auxílio Brasil.