Texto explicativo sobre as palavras homônimas acento e assento, que têm a mesma pronúncia, mas significados e grafias diferentes.
Você já se perguntou qual a diferença entre "acento" e "assento"? Embora pareçam iguais quando falamos, essas palavras têm significados completamente distintos e usos específicos. Conhecer melhor as palavras pode evitar confusões e garantir uma escrita impecável!
Quer descobrir quando usar "acento" ou "assento" de forma correta? Vamos explorar os significados, exemplos práticos e até exercícios que ajudarão você a dominar de vez essa questão!
Você também pode se interessar:
Acento ou assento: quando usar cada palavra
Vamos então entender melhor as questões da língua portuguesa e como dominá-la de forma a não cometer mais erros!
Acento
Acento comumente se refere ao sinais da língua escrita que indicam a sílaba tônica (a mais forte) ou a pronúncia correta de uma palavra.
Os acentos gráficos, que são colocados nas vogais, são os seguintes:
- Acento agudo (´): usado para indicar as vogais tônicas, como em médico, água, óculos.
- Acento circunflexo (^): além de indicar a vogal tônica, indica o timbre fechado também. Exemplos: você, metrô, crochê.
- Acento grave (`): ele é usado para marcar a crase, ou seja, a fusão de dois as. Exemplo: Ela vai a + a praia = Ela vai à praia. No dia a dia, costumamos chamar o sinal de crase, mas a crase é o fenômeno da união entre a preposição e o artigo.
- O til (~) é um sinal gráfico colocado nas vogais “a” e “o” para indicar nasalização e vale como acento tônico quando não há na palavra outro acento, como em irmã e alemãs.
De acordo com o dicionário Aulete Digital, outras definições para acento são: “intensidade na voz que torna mais forte a pronúncia de uma sílaba na palavra ou discurso; entonação peculiar que demonstra intenção, inflexão, e destaque que se dá algo”.
Exemplos de frases com a palavra acento:
- João não sabia usar o acento grave e não foi bem na prova.
- A palavra conteúdo tem acento agudo.
- Nos relatórios da empresa, Maria pôs acento nos gastos demasiados.
- Joana percebeu um acento estranho na voz de Mariana.
Assento
Quando falamos em assento, geralmente estamos nos referindo ao substantivo que significa uma superfície ou parte de um móvel em que podemos nos sentar, como o assento de uma cadeira.
Uma definição de assento é também um móvel que serve para sentar, como uma cadeira ou banco, como o assento de um ônibus.
Exemplos de frases com assento:
- O assento da cadeira está quebrado.
- A sala de cinema do bairro tem oitenta assentos.
Outras definições para assento, de acordo o dicionário Aulete Digital, são: “ponderação no comportamento; paz de espírito; posição ocupada pelo titular de cargo ou função, residência ou habitação; lugar em que está sendo erguida uma edificação e anotação; apontamento.”
Assento também é a forma conjugada do verbo “assentar” na primeira pessoa do singular, no presente do indicativo, e que quer dizer: dispor de maneira que fique firme, dar posse de terra para que as pessoas habitem nela, ordenar ideias, resolver, fazer anotação e também combinar.
Exercícios Práticos
Agora que você conhece a diferença entre "acento" e "assento", vamos colocar o conhecimento em prática! Tente completar as frases abaixo com a palavra correta.
- O _______ da cadeira está frouxo e precisa ser ajustado.
- Não se esqueça de colocar o _______ agudo em "parabéns".
- Durante a viagem, consegui um _______ na primeira classe.
- O diretor colocou um _______ de ênfase na necessidade de cortar custos.
- O aluno esqueceu de marcar o _______ da crase na redação.
Gabarito:
- assento
- acento
- assento
- acento
- acento
Saber quando usar "acento" e "assento" é essencial para escrever corretamente e evitar mal-entendidos. Agora, com exemplos e exercícios, você está pronto para usar essas palavras com confiança!
Confira também: Feriados 2025: próximo ano terá mais feriados prolongados; veja as datas.