Conheça agora os campeões do 21º Prêmio Marcas de Confiança, realizada em parceria com o instituto Datafolha.
Chegou um dos momentos mais aguardados pelos leitores de Seleções: conhecer os campeões da Pesquisa Marcas de Confiança, realizada em parceria com o instituto Datafolha Primeiramente, parabéns às marcas vitoriosas nas 24 categorias avaliadas na pesquisa.
Um viva especial para Colgate, Unimed e Suvinil, com as votações mais altas de toda a pesquisa, e a todas as demais marcas que vêm conquistando – e mantendo – posições de liderança em seus setores de atuação.
Os últimos anos têm sido excepcionais para todos os brasileiros, reformulando a forma de se trabalhar, fazer compras, interagir com as marcas e também usufruir de seus bens e serviços. Nesse período de transformação profunda, ser reconhecida como uma marca confiável é um feito importantíssimo; afinal, os consumidores atuais observam não apenas a qualidade daquilo que a marca tem a oferecer, mas também outros dois aspectos fundamentais: sua interação com ela no dia a dia e a percepção de seus valores e de seu posicionamento institucional.
Por isso, nosso reconhecimento especial a Itaú, Natura e Nubank – marcas que se posicionaram de forma firme, humanizada e inovadora em um cenário de incertezas, provando que merecem a confiança nelas depositada.
A seguir você conhecerá as marcas que alcançaram um dos feitos mais cobiçados pelo mercado: conquistar e manter a confiança dos consumidores em seus produtos e serviços.
Confiança, um bem inestimável
Há 21 anos, quando fizemos nossa primeira edição da Pesquisa Marcas de Confiança, tínhamos um objetivo em mente: identificar e premiar as marcas que ocupam lugar de destaque em suas categorias, sempre escolhidas pelos consumidores.
Ao longo de todos estes anos, marcas de excelência alcançaram o grau mais alto de confiança e ali permaneceram, incontestáveis, como líderes em suas categorias. Esse é, sem dúvida, um feito do qual poucas marcas podem se orgulhar. Parabéns a Centrum, Colgate, Nestlé, Pedigree, Unimed e ZeroCal, dentre outras, que recebem, novamente, o selo Platinum – símbolo do mais alto nível de excelência.
E parabéns especiais às marcas estreantes, que conseguiram se destacar em meio à adversidade e conquistar a confiança dos consumidores. A elas, o selo Silver – a certeza de que estão no caminho certo. Que possam, ano após ano, figurar entre as marcas mais queridas pelo público.
BENS DURÁVEIS
Eletrodomésticos
Electrolux é a marca de eletrodomésticos mais confiável para mais de um terço dos entrevistados. Com forte evolução nos últimos anos, Electrolux conquista o 1ºlugar nesta edição da pesquisa, com destaque entre o público feminino.
Automóveis
Na disputa dos automóveis, a Fiat aparece novamente como a marca de automóveis que mais inspira confiança nos internautas brasileiros.
SERVIÇOS
Companhia de seguros
Na categoria companhia de seguros, a Porto Seguro é líder com ampla vantagem há 17 anos.
Previdência privada
Bradesco Seguros é, há 20 anos, a marca mais lembrada pelos leitores quando se fala de previdência privada.
Bancos
Em uma categoria com disputa acirrada, Itaú se destaca novamente como o banco mais lembrado pelos brasileiros.
Operadora de telefonia
Eleita pelos leitores como a operadora de telefonia mais confiável pela 19ªvez, Vivo passa a dividir o pódio com a Claro.
Provedora de internet banda larga
Na categoria estreante, Vivo aparececomo a provedora de internet banda larga mais confiável do país.
Assistência Médica
Desde que a pesquisa foi lançada, a categoria Assistência Médica conhece apenas a Unimed como marca mais lembrada.
VITAMINAS E REMÉDIOS
Empresa farmacêutica
EMS aparece novamente como a empresa farmacêutica mais lembrada; dessa vez, ao lado da Bayer.
Laboratórios de medicamentos genéricos
Desde que a categoria foi incluída na pesquisa, há 13 anos, a Medley tem sido unanimidade entre os leitores quando o assunto é medicamento genérico.
Vitaminas
Imbatível em todas as edições da pesquisa, Centrum ocupa mais uma vez o pódio de marca de vitamina mais lembrada pelos internautas.
Analgésicos/comprimidos para a dor
Mais uma vez, Dorflex consolida sua liderança como o analgésico mais lembrado pelos leitores de Seleções.
HIGIENE PESSOAL E BELEZA
Cremes dentais
Desde a primeira edição do Marcas de Confiança, Colgate tem se mostrado imbatível quando o assunto é creme dental. Este ano recebeu a maior votação em toda a pesquisa.
Sabonetes
Com mais de um terço dos votos, o sabonete Dove aparece novamente como o preferido do público.
LIMPEZA DOMÉSTICA
Empresa de produtos de limpeza
Líder na categoria detergente por 19 anos, Ypê vence pela segunda vez com louvor na nova categoria introduzida há 2 anos.
ALIMENTOS E BEBIDAS
Adoçante
Dominando a categoria de adoçantes desde a primeira edição da pesquisa, Zero-Cal mantém novamente uma grande vantagem em relação às concorrentes.
APLICATIVOS
Aplicativo de banco
Desde que a categoria foi lançada, há 3 anos, Nubank vem conquistando o 1º lugar – e esta edição não foi exceção. Com destaque entre jovens e mulheres, Nubank aparece este ano com grande vantagem em relação aos demais aplicativos de banco.
OUTRAS CATEGORIAS
Tintas para pintura de parede
Pelo 18ºano consecutivo à frente da categoria, Suvinil se afirma, mais uma vez, como sinônimo de qualidade quando o assunto é tinta para pintura de parede.
Rações para animais domésticos
Pedigree é, desde o início da pesquisa, unanimidade na alimentação dos pets de nossos leitores.
Loja de comércio eletrônico
Em um setor cada vez maiscompetitivo, Mercado Livre permanece inabalável como o site de compras mais confiável.
MARCAS SUPERCAMPEÃS
Marca mais confiável
Este ano, várias marcas se destacaram no quesito confiança, como reflexo do posicionamento e das ações durante o período da pandemia.
Marca mais responsável socialmente
Pelo 15ºano consecutivo, a Natura é vista pelos consumidores como sinônimo de responsabilidade social.
Marca mais inovadora
Atuando num setor em que a inovação é parte essencial do negócio, Nubank aparece em mais um pódio na pesquisa – desta vez, como referência de marca inovadora.
Marca de destaque durante a pandemia da covid-19
No período de pandemia em que vivemos, duas marcas conquistaram o coração dos consumidores por seu posicionamento: Itaú e Magazine Luiza. Apenas as marcas que vão além em seu compromisso com o consumidor são merecedoras deste título – um diferencial de peso no momento atual.
A 21ª Pesquisa Marcas de Confiança foi realizada pelo Datafolha e coletou dados via web com nossos leitores durante o mês de outubro de 2021. Ao todo, foram considerados 1.000 questionários. Os resultados foram ponderados de acordo com a proporção de respondentes em cada região brasileira.