A 19ª Pesquisa Marcas de Confiança foi realizada pelo Datafolha e coletou de internautas em todas as regiões do Brasil no mês de outubro de 2019.
Este é o momento de revelarmos os grandes campeões de mais uma Pesquisa Marcas de Confiança, realizada em parceria com o Datafolha. Foram avaliadas 39 categorias diferentes de bens e serviços, além de categorias especiais como responsabilidade social e inovação.
A grande novidade deste ano foi a introdução de 3 selos – Silver, Gold e Platinum – para ressaltar o sucesso contínuo de marcas que conseguiram se estabelecer nos corações e mentes dos consumidores, ali permanecendo ano após ano.
Destaque especial para Uber e iFood, com as votações mais altas de toda a pesquisa, e um viva a todas as marcas Platinum, pelos resultados excelentes obtidos ao longo de mais de uma década – especialmente àquelas que se mantiveram imbatíveis desde a primeira edição do Marcas de Confiança.
Ao longo do post você conhecerá os vencedores – empresas que compreenderam que a confiança é matéria-prima para a construção de relações duradouras e de sucesso com seus consumidores.
“Chegamos à 19ª edição da Pesquisa Marcas de Confiança com a certeza de que, em um ambiente em que o consumidor está cada vez mais crítico e exigente, receber seu reconhecimento é motivo de muito orgulho para as marcas aqui premiadas. Por isso, parabéns aos ganhadores!”
Luis Henrique Fichman, presidente da Radha Brasil
Confiança e seus níveis de excelência
Ao longo dos 19 anos em que temos realizado a Pesquisa Marcas de Confiança, uma afirmação tem se mostrado cada vez mais verdadeira: “Tão importante quando conquistar a confiança do consumidor é conseguir mantê-la.”
E, para reconhecer de forma ainda mais especial as marcas que têm alcançado este feito tão importante, incluímos 3 selos que indicam o histórico dos ganhadores da pesquisa.
As marcas Silver são estreantes na pesquisa ou de categorias recém-criadas, como Uber, Rappi e Nubank. As marcas Gold, veteranas na pesquisa, são aquelas que já se estabeleceram em suas áreas de atuação como sinônimo de confiança – Samsung e 3 Corações, por exemplo. E, finalmente, as marcas Platinum, que alcançaram o mais alto nível de excelência e confiança por mais de uma década e se estabeleceram como campeãs absolutas em suas categorias – algumas absolutamente invictas desde o início da pesquisa: Brastemp, Visa e Unimed.
ALIMENTOS E BEBIDAS
Adoçantes
Desde a primeira edição da pesquisa, apenas uma marca tem se mantido invicta no topo da categoria. Com 27,8% dos votos dos leitores, Zero-Cal vence a pesquisa pela 18ª vez e continua imbatível na mente dos consumidores.
Café
A bebida preferida dos brasileiros é também uma das disputas mais acirradas em todas as edições da pesquisa, e este ano não foi exceção. O pódio de café mais lembrado pelos leitores volta a ser divido por 3 grandes marcas: Pilão, 3 Corações e Mellita.
Óleo comestível
Em um dos pódios mais disputados de toda a pesquisa, Liza e Soya aparecem lado a lado como as marcas de óleos comestíveis mais bem-votadas.
BENS DURÁVEIS
Automóveis
Em um setor bastante competitivo, a Fiat continua liderando a categoria pelo 11º ano consecutivo.
Eletrodomésticos
Liderando a categoria em todas as edições da pesquisa, Brastemp prossegue como sinônimo incontestável de qualidade e confiança quando se fala em eletrodomésticos no Brasil.
Aparelhos eletrônicos
A empresa de aparelhos eletrônicos mais citada pelos leitores foi, pelo 8º ano consecutivo, a Samsung.
HIGIENE PESSOAL E BELEZA
Sabonete
Com mais de um terço dos votos, o sabonete Dove aparece novamente como o preferido do público.
Cosméticos
Pelo segundo ano consecutivo, a Natura figura no topo da pesquisa como a
marca de cosméticos mais lembrada pelos leitores.
Creme dental
Todos os anos, Colgate aparece como vencedora imbatível, sempre com uma das maiores votações da pesquisa – e este ano não foi diferente.
Maquiagem
Em meio a um setor extremamente competitivo, Avon permanece invicta em mais uma pesquisa.
Protetor solar
Sundown ganha por ampla margem e é líder na categoria Protetor Solar pela 18ª vez.
Tintura para cabelo
Na pesquisa deste ano, o pódio de tintura para cabelo mais lembrada pelos consumidores é dividido entre dois grandes nomes: L’Oréal e Koleston.
LIMPEZA DOMÉSTICA
Detergente
Líder absoluto da categoria, Ypê consolida novamente sua ampla margem sobre as demais marcas ao comemorar sua 17ª vitória na pesquisa.
SERVIÇOS
Assistência médica
Vencendo com folga desde quando a pesquisa foi lançada, a Unimed chega a mais esta edição como a assistência técnica mais bem votada.
Banco
Em uma categoria muito acirrada, Itaú lidera pelo 2º ano consecutivo como o banco mais confiável do país.
Previdência privada
Pelo 18º ano consecutivo, Bradesco Seguros se mantém invicta como campeã da categoria.
Companhia de seguros
Com ampla vantagem sobre a concorrência, Porto Seguro se destaca há 15 anos como a companhia de seguros mais bem-vista pelos brasileiros.
Cartão de crédito
Desde que a pesquisa foi lançada, a categoria conhece apenas Visa como a marca mais lembrada pelos leitores na categoria Cartão de Crédito.
Operadora de telefonia
Com um terço dos votos, a Vivo é eleita pelos leitores a operadora de telefonia mais confiável do país pela 17ª vez.
Operadora de viagens
Há mais de uma década, a CVC tem sido sinônimo de confiança quando o assunto é operadora de viagens, com ampla vantagem sobre a concorrência.
Companhia aérea
Poucos atributos são tão importantes para uma companhia aérea quanto a
confiança. Por isso, um viva à Gol pelo 4º ano consecutivo como líder da
categoria, recebendo continuamente o voto de confiança do público.
VITAMINAS E REMÉDIOS
Vitaminas
Com diversas marcas sendo citadas, apenas uma marca Platinum como Centrum poderia vir se destacando como vencedora em todas as edições da pesquisa.
Analgésico/comprimido para a dor
Após 12 anos à frente de uma categoria altamente competitiva, Dorflex passa a dividir com Neosaldina o título de analgésico mais lembrado pelos leitores.
Laboratório de medicamentos genéricos
Quando o assunto é medicamento genérico, Medley tem sido unanimidade entre os leitores há 11 anos, desde que a categoria entrou para o Marcas de Confiança.
APLICATIVOS
Aplicativo de banco
Na pesquisa deste ano, temos uma marca veterana e outra estreante dividindo o primeiro lugar: Itaú, banco já tradicional e consolidado no mercado, e Nubank, a fintech que conquistou um público cativo e mudou as regras do setor nos últimos anos.
Aplicativo de entrega de comida
Com ampla vantagem em relação à concorrência, iFood se destaca pelo segundo ano consecutivo como a marca que vem à mente dos leitores quando se pensa em aplicativo de entrega de comida.
Aplicativo de entrega de medicamentos
O posto de 1º lugar volta a ser dividido entre dois aplicativos de entrega de
medicamentos: Rappi e Ultrafarma.
Aplicativo de transporte
Com a votação mais alta em toda a pesquisa – 69,1% dos votos –, a Uber se mantém como sinônimo indiscutível de aplicativo de transporte em todo o país.
OUTRAS CATEGORIAS
Ração para animais domésticos
Quando perguntamos aos leitores de Seleções qual a melhor ração para seus pets, apenas a Pedigree é unanimidade desde o início da pesquisa.
Loja de comércio eletrônico
A pesquisa deste ano teve duas Lojas de Comércio Eletrônico campeãs. Mercado livre, bicampeã da categoria, passa a dividir o pódio com as Lojas
Americanas, que aparecem pela primeira vez em primeiro lugar.
Bandeira de posto de gasolina
Pela 6ª vez, a Ipiranga é escolhida pelos leitores como a bandeira de posto de gasolina mais confiável do país.
Supermercado/hipermercado
Em uma categoria com grandes diferenças regionais, o Extra se destaca em todo o país e recebe pela 13ª vez o título de supermercado mais bem votado pelos leitores.
Tinta para pintura de parede
Há 16 anos ininterruptamente na liderança de sua categoria, Suvinil se afirma, mais uma vez, como a marca de confiança na hora de pintar a sua casa.
Locadora de automóveis
Desde que foi criada, a categoria conhece apenas uma campeã. Com ampla vantagem sobre a concorrência, a Localiza desponta novamente como a Locadora de Automóveis mais lembrada pelos consumidores.
MARCAS SUPERCAMPEÃS
Marca mais confiável
Todos os anos, perguntamos aos internautas que respondem à pesquisa qual marca merece receber seu voto de confiança, independentemente da categoria. E, pelo 14º ano seguido, a Nestlé permanece como a marca mais
confiável – neste ano, dividindo o pódio com a Natura.
Marca mais responsável socialmente
Pelos últimos 13 anos, a Natura tem sido imbatível na percepção dos consumidores quando se fala em responsabilidade social.
Marca mais inovadora
Eleita pela primeira vez como a marca mais inovadora, Nubank divide o título com a Samsung. Em um setor em que a inovação é parte fundamental do negócio, destacar-se como marca inovadora é, sem dúvida, motivo de muito orgulho.
A 19ª Pesquisa Marcas de Confiança foi realizada pelo Datafolha e coletou dados via web de internautas em todas as regiões do Brasil no mês de outubro de 2019. Ao todo, foram considerados 2 mil questionários. Os resultados foram ponderados de acordo com idade e região, de forma a representar o universo estudado.