O ano de 2020 foi inesquecível em vários sentidos – infelizmente, negativos em sua maior parte. E, ao finalizamos o primeiro trimestre de 2021, O que podemos esperar no setor editorial para 2021?
Redação | 18 de Maio de 2021 às 14:45
O ano de 2020 foi inesquecível em vários sentidos – infelizmente, negativos em sua maior parte. E, ao finalizamos o primeiro trimestre de 2021, constatamos que este segue na mesma linha. Então, o que esperar para o restante do ano?
A pesquisa Painel do Varejo e Livros no Brasil, divulgada pelo SNEL, aponta um maior interesse pela leitura e um crescimento nos números de venda durante a pandemia. Ao longo de vários meses, as pessoas tiveram (e continuam tendo) suas opções de lazer restritas, o que pode significar mais tempo para a leitura. Pelo menos para aqueles que já a têm como hábito. Porém, em busca de resultados melhores, executivos e editores precisam pensar muito bem suas estratégias.
A Seleções/Radha segue um modelo talvez único em suas publicações. Nosso catálogo é construído em parceria com os leitores, através de pesquisas. Publicamos o que nosso público nos diz preferir. No entanto, nesse modelo peculiar, não estamos expostos em livrarias e plataformas digitais. Por isso, um dos nossos maiores desafios é alcançar o consumidor e falar de forma efetiva com ele. O principal canal que utilizamos é o telefone, mas os canais digitais vêm tendo cada vez mais espaço e estão no nosso radar.
Em 2021, os muitos meses de pandemia e seus agravos políticos, socioeconômicos e pessoais nos colocam diante de um agravamento da crise econômica. Muitos paradigmas estão sendo quebrados. Entre essas mudanças, algumas vêm para ficar – por exemplo, novos modelos de relação entre empresas e colaboradores, indivíduos e trabalho –, impactando nosso estilo de vida. Como todos os outros mercados, o editorial precisa se ajustar interna e externamente. E fazer valer a velha máxima de que toda crise esconde oportunidades.
Nosso desafio é aproveitá-las.
Raquel Zampil -Editora-executiva