Vencedores da 20ª edição do Prêmio Marcas de Confiança contam o que estão fazendo para manter e conquistar a confiança de seus consumidores.
Omundo inteiro vem sofrendo impactos econômicos por causa da pandemia da Covid-19. E, por conta das medidas de restrição à circulação de pessoas, muitas lojas tiveram de ser fechadas temporariamente, o que acabou levando algumas empresas a desenvolver estratégias a fim de garantir seu funcionamento. Nesse cenário repleto de incertezas, talvez os desafios mais importantes sejam manter o vínculo com o consumidor e conquistar novos clientes, apesar de tudo. Mas, como fazer isso?
Neste ano, a 20ªedição do Prêmio Marcas de Confiança, da Revista Seleções, revela as marcas e os serviços preferidos dos brasileiros e destaca a importância da confiança nas escolhas do consumidor e como esse atributo afeta suas decisões de compra, mesmo em um momento crítico como uma pandemia. A pesquisa revelou, por exemplo, que 89% das pessoas fazem boca a boca das marcas de que gostam, além de recomendarem para a família e os amigos os produtos em que confiam.
Confiança significa mais do que a lembrança de um nome. Ela implica uma relação mais profunda com a marca, de lealdade até. Por isso, perguntamos a quatro representantes de empresas vencedoras da premiação o que elas vêm fazendo para manter e conquistar a confiança de seus consumidores em tempos tão conturbados e quais os planos para o futuro.
Confiança e credibilidade sólidas
“Em 2020, as pessoas se voltaram às marcas de sua confiança porque, quando o cenário é incerto, o consumidor quer fazer escolhas mais seguras. E a gente viu isso acontecer na prática. Brastemp é uma marca com mais de 60 anos de tradição. Agora o nosso desafio é nos reinventar para as próximas gerações. É entender como solidificar ainda mais atributos tão importantes para o consumidor como a confiança e a credibilidade.”
Allyne Magnoli (Diretora de Marketing da Brastemp/Whirlpool)
Suporte ao público
“Este é um momento especial para a nossa marca, que completa 60 anos, com um trabalho intenso de escuta ativa; de entender a opinião do consumidor, entender as dores, as evoluções… Isso é o que nos trouxe até aqui nas últimas seis décadas. Com a pandemia, nosso negócio sofreu impacto, como todo o mercado brasileiro. No entanto, desde o início, começamos a discutir como poderíamos, como marca, dar suporte aos nossos públicos. Fizemos uma ação emergencial a fim de levar informação qualificada para pintores e pintoras, por exemplo, e oferecemos um auxílio financeiro; para os lojistas, demos dicas financeiras, de gestão de time, de marketing. E, com a reabertura das lojas, fornecemos as informações sobre protocolos de segurança, atendimento a distância, vendas on-line. O mercado de tintas decorativas sofreu forte retomada no segundo semestre de 2020 e continua até agora, em 2021. Muita gente parou para olhar sua casa e atribuir um novo significado. E uma cor diferente na parede representa bem esse processo de ressignificação.”
Romeu Escolástico (Gerente sênior de comunicação e Marketing da Suvinil)
Proximidade com o consumidor
“A Porto Seguro é uma empresa que acompanha as pessoas nos momentos da vida; que acredita que contribuir para essa relação de confiança com a marca, em todos os momentos, durante tantos anos, tem como retorno a sustentação de um bom negócio como temos hoje. Não existe fórmula mágica, mas é essencial manter nossa capacidade de excelência, transparência, clareza no atendimento e capacidade de nos antecipar – por isso o investimento constante em inovação, transformação digital, foco na experiência do cliente. O segredo é manter o cliente sempre no centro das decisões. É nisso que acreditamos. Nossos desafios futuros baseiam-se em campanhas que falam sobre a proximidade com o consumidor e que reforçam essa atuação da companhia como um ecossistema de serviços. Cada vez mais atuando de forma completa.”
Luiz Arruda (Diretor de marketing da Porto Seguro)
Atendimento de qualidade
“Com os desafios que nos foram impostos em função da questão sanitária, procuramos nos colocar no lugar de nossos clientes, que, mesmo diante de um cenário de isolamento social, tinham de continuar a ter um atendimento de qualidade e a disponibilidade dos serviços e informações para a gestão e o acompanhamento da sua previdência privada. A estratégia foi fortalecer os canais remotos de atendimento e a disponibilização de todos os serviços relacionados à sua previdência de forma 100% digital.”
Marcelo Rosseti (Superintendente Executivo da Bradesco vida e previdência)
Texto por Liane Mufarrej