O pensamento estruturado baseia-se em mapas mentais. Você pode educar a sua percepção, estruturar a sua memória com palavras-chave e associações lógicas.
O inglês Tony Buzan especializou-se no treino das capacidades da mente, e para isso desenvolveu, nos anos 70, um método simples mas eficaz de pensamento estruturado. Chamou esta técnica de “mind mapping”. O que, traduzido ao pé da letra, significa “mapeando a mente”. O método de Tony Buzan tem, hoje em dia, aplicação em muitos campos porque é ideal para inúmeras ocasiões e objetivos.
Com um mapa mental, você pode educar a sua percepção, estruturar melhor a sua memória com palavras-chave e associações lógicas, juntar ideias e desenvolver conceitos, levar a cabo planos ou simplesmente tomar notas.
Ramificações naturais do pensamento estruturado
Para fazer um mapa mental no caso de conceitos difíceis, basta guardar palavras-chave simples que lhe recordem mais tarde o tema em questão. Através de ramificações que se assemelham aos troncos de uma árvore, vão-se unindo estas palavras-chave em associações lógicas. O resultado é uma estrutura bem definida que mostra todos os passos necessários para atingir o objetivo.
Organizando eventos
Quando quiser construir um mapa mental para planejar uma festa de aniversário, por exemplo, escreva em primeiro lugar o seu objetivo no meio de uma grande folha de papel.
A partir deste centro, desenhe então ramos sobre os quais anote as questões mais importantes. Subtemas para estas questões são representados como ramificações laterais. Também destes podem sair raminhos com outros aspectos da questão. Empregue sempre apenas palavras soltas.
Para ajudar na visualização, você pode pintar os ramos com cores diferentes. Além disso, você pode utilizar símbolos em vez de uma palavra ou acrescentar qualquer coisa na vertical.
Explore seu pensamento estruturado com mapas mentais.. Você vai ver como será útil nas tarefas do dia a dia.