Notícias positivas ao redor do mundo

Inspire-se com algumas notícias positivas que ocorreram recentemente pelo mundo.

Redação | 27 de Dezembro de 2018 às 14:00

Tero Vesalainen | iStock -

Nem só de relatos ruins vive o noticiário, confira a nossa seleção de notícias positivas que acontecem pelo planeta:

Seguindo em frente

“Chorei quando soube da notícia”, diz a ativista saudita Manal al-Sharif (foto), referindo-se ao decreto real que finalmente permitiu às mulheres dirigir na Arábia Saudita em 2018.

Anteriomente, só homens podiam tirar carteira no reino, e as mulheres que dirigissem em público corriam risco de multa e até de prisão. A própria Al-Sharif passou nove dias presa em 2011 depois de acusada de “dirigir enquanto mulher”.

MARWAN NAAMANI/AFP

Desde o anúncio pioneiro em setembro de 2017, começou a corrida para recrutar as primeiras motoristas de táxi. A empresa Careem de transporte por aplicativos está treinando mulheres sauditas que já têm carteira de motorista válida, obtida no exterior. E a empresa informa que contratará 10 mil motoristas do sexo feminino para transportar outras mulheres e famílias. “Esse é um rito de passagem para as mulheres”, diz Sarah Algwaiz, diretora desse programa da Careem. “Para as mulheres, dirigir o próprio carro indica autonomia, mobilidade e independência financeira.”

Enquanto isso, a primeira loja de carros do reino só para mulheres abriu na cidade portuária de Jeddah.

O futuro gasoso de Paris

Tome um gole num bebedouro em Paris e se surpreenda: é água com gás. A cidade começou a oferecer água com gás em cerca de mil bebedouros públicos para estimular as pessoas a tomar água da bica em vez de comprar a versão engarrafada, prejudicial ao meio ambiente. “Queremos levar as pessoas a mudar de hábito e confiar que a água dos bebedouros públicos é de boa qualidade”, diz a vice-prefeita Célia Blauel. “Beber é um ato político: você faz algo bom para si, para sua saúde e também para o planeta.”

Ela acrescenta que, quando uma família de quatro pessoas passa da água engarrafada para a água da bica, mais de cinco quilos de plástico por ano deixam de ir para o lixo.

Numa ação semelhante, Sadiq Khan, prefeito de Londres, anunciou planos de distribuir bebedouros e estações de enchimento de garrafas na capital do Reino Unido.

Marinheiro salva cozinheiro de morrer na água

Eram 22 horas e, enquanto o cargueiro MS Prima Donna ia de Colônia para a Finlândia, uma voz gritou: “Homem ao mar!” O cozinheiro do navio caíra na água.

Quando viu que o homem estava inconsciente e flutuava com o rosto para baixo, o primeiro-imediato Anton Tasanen, de 28 anos, tirou o casaco, a calça e os sapatos e pulou atrás dele. Com uma corda, conseguiu prendê-lo, e os dois foram içados a salvo. No processo, ele fraturou várias costelas, mas a vida do cozinheiro foi salva.

Só quando se recordou do que tinha acontecido ele se deu conta do perigo. “Eu só pensava nele”, diz Tasanen, que mora em Turku, no litoral sudoeste da Finlândia. “Quando soube que tinha acordado no hospital, foi um grande alívio.”

Facebook

No nanomundo

O laser de raios X mais poderoso do mundo começou a funcionar num túnel de 3,4 quilômetros no subterrâneo de Hamburgo, na Alemanha. “Podemos olhar profundamente o mundo dos átomos e moléculas e estudar coisas que não sabíamos; por exemplo, o que as moléculas fazem numa reação química”, diz Johanna Wanka, ministra de Educação e Pesquisa da Alemanha.

Por TIM HULSE