Uma aldeia da Espanha desenvolveu um modo novo de combater a redução de sua comunidade, predominantemente de idosos. Conheça Pescueza!
Julia Monsores | 2 de Outubro de 2019 às 14:00
Uma aldeia da Espanha desenvolveu um modo novo de combater a redução de sua comunidade. Dois terços das 168 pessoas que moram em Pescueza, na província de Cáceres, têm mais de 60 anos. A escola primária fechou há 35 anos por falta de crianças. Assim, oferecendo apoio sob medida para os moradores idosos, eles conseguiram mantê-los na aldeia.
Lar de idosos: um espaço compartilhado com jovens
Para evitar mais despovoamento, a aldeia lançou o projeto Quédate Con Nosotros (Fique conosco). Esse projeto apoia os idosos para que eles não abandonem seus lares. Financiado por doações, pela União Democrática de Pensionistas (UDP) e pelo governo regional da Extremadura, o projeto gira em torno de um centro de assistência onde os idosos podem fazer suas refeições, usar a lavanderia, cortar o cabelo e participar de cursos e oficinas.
10 aplicativos para idosos aproveitarem a melhor idade
Outras medidas são alarmes móveis para avisar o centro caso um aldeão idoso precise de ajuda, corrimões entre os pontos principais da aldeia, calçadas antiderrapantes e rampas para as casas que tenham degraus. “Dessa maneira, eles não precisam ir embora de seu lar”, explica Constancio Rodríguez, presidente da UDP.
por James Hadley