Filhos aprendem em casa, sob supervisão dos pais, como se tornarem independentes e responsáveis por suas ações, deveres e obrigações em suas vidas.
Redação | 1 de Julho de 2019 às 09:00
Os filhos pequenos precisam muito dos pais nas mínimas tarefas, como comer, vestir, andar, tomar banho etc. Um dia descobrem que podem fazer algumas coisas sozinhos e começam a gostar da pequena liberdade. O que vem a seguir é a consciência de que com a independência vêm as responsabilidades.
Este é o papel dos pais e responsáveis. Guiar seus filhos para o futuro deles. Destacando, inclusive, que a conjuntura eles não podem controlar, mas o que fazem com suas vidas, sim.
Pesquisas mostram que os filhos que comem em família possuem menos problemas de saúde mental. Além de apresentarem melhor desempenho na escola. Mas 30% dos brasileiros não aproveitam a hora da refeição para conversar com a família. Embora mais de 90% não percam o almoço dominical com pais e avós. A hora da refeição é uma das sete situações em que o filho deve ser acompanhado; na maioria das vezes para saber quem são suas companhias.
E não é só a segurança que está em jogo: de acordo com publicações pediátricas, este é um dos hábitos que podem evitar que o adolescente adote um comportamento agressivo, o chamado bullying. Assim, ouça os especialistas e, sempre que puder, reúna todos à mesa.