A estrada para a liberdade

Presos da penitenciária de Segóvia, na Espanha, estão terminando o último estágio para alcançarem sua liberdade. Esse estágio consiste em percorrer, a pé,

Julia Monsores | 4 de Setembro de 2019 às 19:00

Reader's Digest -

Presos da penitenciária de Segóvia, na Espanha, estão terminando o último estágio para alcançarem sua liberdade. Esse estágio consiste em percorrer, a pé, parte dos 780 km da popular rota de peregrinação do Caminho de Santiago.

A experiência visa a ajudá-los a se reintegrar na sociedade. Desde a época medieval, o caminho atraiu quem queria fazer uma viagem espiritual numa das trilhas árduas que terminam na cidade de Santiago de Compostela, na Galícia.

Liberdade e vidas reabilitadas


Os condenados escolhidos, todos com fichas criminais diferentes e histórico de vício em drogas, terminaram um programa de reabilitação na cadeia e superaram os sintomas da abstinência. Então, de mochila nas costas e acompanhados por pessoal de apoio, caminharam vários dias para chegar a Santiago de Compostela.

“Essa experiência é uma forma de crescimento pessoal e um modo de treinar para a nova vida que os aguarda”. É o que diz Jesús Hernández, educador da penitenciária.

“É a melhor terapia que existe”. Juan Sebastian Corrales Gallego, participante recente, concorda. “O melhor foi sentir que confiavam em mim e me esforçar para não desapontá-los.”

7 dicas preciosas para ter uma mente saudável e feliz