Pegada de carbono é a quantidade de gases do efeito estufa que cada um de nós lança na atmosfera. Diminua essa marca nociva com algumas medidas simples.
Já parou para pensar no impacto que nossas atividades rotineiras exercem sobre o meio ambiente? Por isso atualmente muito se fala sobre a “pegada de carbono”. Essa medida é a quantidade individual de gases do efeito estufa lançada na atmosfera. É calculada em função do consumo de energia individual. E corresponde à quantidade total de dióxido de carbono que produzimos, em geral expressa em toneladas.
A pegada de carbono mede o impacto de pessoas e organizações no meio ambiente, e até de produtos e eventos. Conhecer os próprios níveis de impacto no meio ambiente torna possível pensar em soluções que revertam os danos que inadvertidamente – ou não – causamos a ele. Ainda que sejam atitudes pequenas, fazem grande diferença!
Comece o consumo consciente hoje!
Com estas 5 medidas simples, é possível reduzir o consumo de energia diário e contribuir para uma atmosfera mais limpa:
1 Ao fazer café ou chá, ferva apenas a quantidade de água de que você precisa – não encha demais a chaleira.
2 Lave as roupas em água fria – o ciclo de água quente da máquina de lavar gasta muito mais energia. Usando água fria, suas roupas ficarão limpinhas do mesmo jeito!
3 Pelo mesmo motivo, abandone a máquina de lavar louças. Ok, lavar a louça depois do jantar pode ser chato, mas polui muito menos e você ainda economiza na conta de luz! (Mantenha-se atento à quantidade de água usada! Ainda que o desperdício de água não entre na conta da pegada de carbono, não deixa de ser prejudicial ao meio ambiente.)
4 Pedale mais! Sempre que possível, opte pela bicicleta em vez de usar o carro. Outra ótima opção é caminhar!
5 Evite comprar frutas e vegetais importados: a “quilometragem dos alimentos” é um dos fatores ocultos em sua emissão de carbono geral. Suas pegadas de carbono diminuem consideravelmente quando você consome itens de um produtor local.