Conheça um pouco mais sobre a tradição da música oficial da Copa do Mundo e relembre algumas músicas que deram o que falar.
Redação | 15 de Junho de 2018 às 18:26
A primeira Copa do Mundo ocorreu em 1930, mas uma outra tradição muito aguardada pelos torcedores começou apenas 32 anos depois da criação do campeonato: a música-tema. Confira abaixo algumas músicas-tema que deram o que falar e que certamente marcaram a história do Mundial.
Tudo começou em 1962, no Chile. O grupo Los Ramblers apresentou “El Rock del Mundial” na terceira edição do tradicional Festival Internacional da Canção de Viña del Mar naquele mesmo ano. Aproveitando-se da euforia do público com a Copa, produziram uma canção temática. A música de exaltação do futebol chileno fez tanto sucesso que a FIFA decidiu adotá-la como hino oficial do torneio daquele ano, e assim surgia uma tradição.
Em 1982, o Mundial contou com uma versão BEM espanhola. Cantada por ninguém mais, ninguém menos que o tenor Plácido Domingo a música é bem dramática. Não é preciso nem ver o vídeo: só de ouvir “El mundial” já dá para imaginar uma dramática tourada e pessoas usando roupas típicas por todos os lados. Confira:
Agora, um rápido pulinho até 1998, na Copa da França. Eternamente lembrada pelos brasileiros graças à trágica derrota na final para o time da casa. No entanto, os dramas sofridos em campo perdem destaque diante de “La Copa de la vida”, um clássico do pop cantado por Ricky Martin. Dá vontade de sair dançando!
Para a Copa de 2002, dividida entre Coreia do Sul e Japão, a escolha da FIFA foi um tanto duvidosa. O tema “Boom”, cantado pela americana Anastacia, não teve tanta receptividade. Os figurinos da cantora destoavam tanto do clipe quanto da realidade como um todo. Resumindo: a música não animou tanto, o clipe não é lá muito interessante, mas os japoneses gostaram bastante.
https://youtube.com/watch?v=HZ_L0jlsaOI
Resgate uma cantora de sucesso de baladas dos anos 1990 e misture a um grupo de cantores de ópera/pop inglês e… PRONTO: nascia aí “The Time of Our Lives”, feita para o Mundial da Alemanha, em 2006. Misturar Toni Braxton e Il Divo provou-se uma escolha não muito adequada da FIFA. O motivo: a Copa é um evento alegre, de festa, e a música é meio tristinha…
E aí – finalmente! – chegamos ao ano de 2010, e Shakira, a rainha latina do pop, representou a Copa da África com sua dançante “Waka Waka”. A música foi um sucesso instantâneo de público e crítica, sendo cantada e tocada nas rádios até hoje. Olhem que maravilha:
Agora, em 2014, chegada a nossa vez de sediar a Copa do Mundo, a FIFA escolheu o rapper Pitbull, a cantora Jennifer Lopez e, para preencher a cota verde-amarela, Claudia Leitte. O resultado é uma mistura pouco criativa e ligeiramente tediosa de referências brasileiras que no fim não agradou muito.
Percebendo que merecíamos uma música um pouquinho melhor, Shakira em parceria com Carlinhos Brown rebateu o produto oficial com uma canção ótima. Infelizmente não tão boa quanto “Waka Waka” mas que agradou a muitos.
Este ano a música tema chama-se Live It Up. e traz uma boa batida e conta com participações especiais. Nicky Jam, cantor da música-tema, apesar de ser norte-americano, como Will Smith que também participa como cantor no clipe, tem ascendentes da República Dominicana e de Porto Rico, e a cantora Era Istrefi é albanesa, nascida em Kosovo. A música é bem animada e traz mensagens positivas para as nações. Se você não viu o clipe ainda aproveite a oportunidade!
E aí, preparados para danç… digo, torcer muito durante este Mundial?