Conheça 10 datas comemorativas de julho

Confira curiosidades de 10 datas comemorativas – que você provavelmente não conhece – do mês de julho, e celebre do jeito certo!

Marina Estevão | 5 de Julho de 2020 às 20:00

- eakrin rasadonyindee/iStock

Você sabia que existem datas comemorativas no ano que ninguém conhece? Pois é.

Mesmo com a pandemia do novo coronavírus que assola o mundo, os feriados não deixaram de existir. Porém, esses dias não são exatamente feriados. São dias comuns que celebram as coisas boas – ou não – da vida, que homenageiam uma certa profissão ou uma certa… comida!

Confira 10 datas comemorativas – que você provavelmente não conhece – do mês de julho, e celebre do jeito certo.

5 de julho: Dia da Fundação do Exército da Salvação 

O Exército da Salvação é uma organização cristã que foi fundada no ano de 1865 na Inglaterra, por William e Catherine Booth, no meio da Revolução Industrial. Seu objetivo era que os pobres, assim como as classes mais favorecidas, também pudessem assistir aos cultos nas igrejas. No Brasil, o Exército da Salvação surgiu em 1922 e, desde então, trabalha com doações e projetos sociais. Hoje, a instituição existe em mais de 130 países. Com certeza, é uma das datas comemorativas mais importantes!

7 de julho: Dia do Ingresso das Mulheres nas Fileiras da Marinha

Em 1980, com a crescente participação da mulher no mercado de trabalho e o empenho do Ministro de Estado da Marinha da época, o Almirante de Esquadra Maximiano Eduardo da Silva Fonseca, foi fundada a Lei nº 6.807, criando o Corpo Auxiliar Feminino da Reserva da Marinha (CAFRM). O dia 7 de Julho de 1980 foi um marco no início da participação da mulher nas Forças Armadas brasileiras!

7 de julho: Dia Mundial do Chocolate

Este dia é realmente especial. Além de ter dado início à participação das mulheres nas Forças Armadas, é o dia Mundial do Chocolate! Não se sabe ao certo o motivo da escolha do dia 7 para comemorar essa data, mas acredita-se que esse período marcou a introdução do chocolate na Europa, por volta do século XV. No passado, o chocolate só era conhecido e utilizado pelas civilizações originárias da América, como os Astecas e os Maias. De qualquer forma, essa data precisa ser comemorada!

10 de julho: Dia da Pizza

 Mais um dia para homenagear uma comida amada pela maioria da população: a pizza! Mesmo sendo criada na Itália, aqui no Brasil, mais especificamente em São Paulo, a cultura das massas se expandiu fortemente, formando vários amantes dessa culinária. Então, em 1985, o secretário de turismo da época, Caio Luiz de Carvalho, promoveu um concurso estadual para eleger as melhores pizzas de margheritta e mozzarela. O sucesso foi tanto que o político estabeleceu que o dia do encerramento do concurso, dia 10 de julho, seria a data oficial para comemorar a pizza. E você, vai pedir de que?

14 de julho: Dia da Liberdade de Pensamento

A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão foi aprovada pela Assembleia Nacional Constituinte da França em 26 de agosto de 1789. Essa foi a primeira vez que foram definidos os direitos fundamentais do Homem. Então, por que se comemora no dia 14 de julho? Simples. No dia 14 de julho se celebra uma outra data muito importante: a Queda da Bastilha, que marcou o início da Revolução Francesa.

18 de julho: Dia Nacional do Trovador

Nesta data, em todo o território nacional, comemora-se o Dia Nacional do Trovador, pois foi o dia de nascimento de Luiz Otávio, fundador e presidente perpétuo da União Brasileira de Trovadores. Com o pseudônimo de Gilson de Castro, ele foi responsável por dar grande impulso à trova, divulgando-a no rádio, em revistas e em jornais. A trova pode ser descrita como um micro-poema, o menor da língua portuguesa, e obedece a características rígidas.

20 de julho: Dia do Amigo e Internacional da Amizade

Em 20 de julho de 1969, o homem pisou na Lua pela primeira vez. Nesta data, o médico argentino Enrique Ernesto Febbraro enviou cerca de 4 mil cartas para diversos países e idiomas com o objetivo de fundar o Dia do Amigo. Ele considerava a chegada do homem à Lua “um feito que demonstra que se o homem se unir com seus semelhantes , não há objetivos impossíveis”. No Brasil, a data é amplamente comemorada no dia 18 de abril – apesar de não ser estipulada por lei - mas em alguns estados e municípios o dia oficial é 20 de julho.

26 de julho: Dia dos Avós

Esse dia é para ser comemorado com aquele bolinho bem gostoso e um abraço bem apertado! A data é mais conhecida como Dia da vovó, em homenagem a Santa Ana e São Joaquim, avós de Jesus Cristo. A única menção à vida de São Joaquim é do evangelho apócrifo de Tiago.

29 de julho: Dia da Identificação

Nesta data, foi expedida a 1ª carteira de identidade do estado de São Paulo (SP), utilizando sinais antropométricos e datiloscopia. Os dados antropométricos consistiam no registro (em milímetros) de várias partes do corpo humano, como diâmetro da cabeça, comprimento da orelha, marcas como tatuagens e cicatrizes, etc. Essas informações formavam uma ficha antropométrica, que também continha uma fotografia do indivíduo. A datiloscopia é a identificação do Homem através das impressões digitais.

31 de julho: Dia da Campanha do Quilo

Em 31 de julho de 1938, o líder espírita brasileiro, Avelino de Carvalho, convidou os irmãos do grupo Espírita Amor e Caridade João Batista para saírem as ruas solicitando um quilo de alimento não perecível      para o Abrigo Nazareno, no Rio de Janeiro. O abrigo encontrava-se sem recursos financeiros para manter 37 crianças que eram abrigadas ali. Então, nesta data, iniciou-se a “Campanha do Quilo” no Brasil

julho datas comemorativas