Gretchen Rubin pesquisou durante muitos anos acerca das coisas que faziam as pessoas felizes. Confira parte de sua descoberta!
Douglas Ferreira | 29 de Março de 2020 às 17:00
Gretchen Rubin, criadora do site Happiness Project e autora de um livro com o mesmo nome, passou um ano testando “todos os princípios, dicas e teorias” que encontrou para responder a grande pergunta: “como ser feliz?”
“Quando todos acham que estão em situação pior do que antes, isso acaba com a felicidade”, observa ela. Qual o conselho? Tente pensar em daqui a cinco anos, quando é bem provável que você tenha recuperado o que perdeu.
Aqui, alegremente, ela dá outras dicas. Cite algumas coisas que estimulem a felicidade. Dormir. Parece bobagem, mas um estudo de 2004 demonstrou que a fadiga é uma das duas principais razões para o mau humor no trabalho (a outra são os prazos apertados).
Outra maneira de estimular a felicidade é criar ou entrar em algum grupo. Filósofos e cientistas concordam que os laços sociais são a chave da felicidade. Mas é difícil estabelecer relações profundas numa festa. Por isso, ter um objetivo e um cronograma ajudam muito. Uma terceira ideia é dar algo. Um dos princípios da felicidade é agir sempre do jeito que você gostaria de se sentir.
Quem age com generosidade se sente mais seguro. Você já percebeu que a novidade e o desafio também trazem felicidade? Dada a minha natureza não aventurosa, fiquei espantada ao ver como isso é verdade. Estudos mostram que quem faz coisas novas, como ir a um novo restaurante ou museu, é mais feliz do que quem não faz.
Então não é preciso fazer nada extraordinário, como escalar o Monte Kilimanjaro? Não. Se você gosta de fazer colagens, então deveria aprender a usar o Photoshop. Já quem gosta de pedalar poderia aprender a consertar bicicletas. Forcei-me a criar um blog, que tem sido uma grande fonte de felicidade. Tem de ser algo novo e desafiador, dentro do escopo daquilo que se gosta de fazer, e isso tem de refletir a sua natureza.
É possível ser mais feliz sem encontrar nenhuma solução drástica nem mudar de vida radicalmente. Está certo dizer que muitas dicas exigem muito tempo livre? Muitas coisas de que falo não levam muito tempo, mas é preciso constância, como escrever um diário ou caminhar 20 minutos por dia. Todo mundo pergunta: “É fácil ou difícil fazer um projeto de felicidade?”
E respondo: “É difícil, porque você mesmo tem de fazer.”