Confira como recomeçar a vida do zero e se reerguer após um momento difícil com inteligência emocional e maturidade.
Julia Monsores | 25 de Junho de 2020 às 10:00
Como dizia Luiz Gasparetto, “o fim só existe para quem não percebe o recomeço”. São os tropeços, as despedidas e os fins de ciclos que nos fazem aprender e, sobretudo, nos possibilitam viver novas experiências. Saber lidar com as decepções e ter resiliência é uma característica das pessoas com inteligência emocional bem desenvolvida.
Veja a seguir alguns passos para recomeçar e se reerguer:
Para seguir em frente é fundamental que você aceite que a situação que vivia antes do "baque" não existe mais. Mas não tenha pressa: se permita absorver o que aconteceu em seu tempo.
Por vezes recebemos sinais que alguém deseja se afastar, mas, mesmo assim, insistimos em mantê-la por perto e acabamos nos machucando no processo. É importante aceitar as decisões dos outros, mesmo que para nós elas não sejam as melhores.
Remoer mágoas passadas, além de doloroso, ocupa o espaço que poderia ser de novos e bons sentimentos. Além disso, nutrir raiva por alguém também pode afetar seriamente sua saúde.
caso não consiga perdoar Apesar de ser um ato muito bonito, nem sempre estamos prontos para o perdão de quem nos fez mal. O mais importante é não deixar a mágoa tomar as rédeas da nossa vida e seguir em frente.
Com todas as marcas do tempo, os defeitos e as qualidades que você tem, olhe-se no espelho e se aceite como é. Lembre-se que seu corpo não é um problema, e sim o instrumento para realizar seus sonhos.
Use os erros do passado para aprender e não para se torturar. Use os erros cometidos para agora praticar a aceitação amorosa e manter a relação leve.
Pode ser uma escolha diante de alguma situação que chegou ao limite ou uma nova realidade imposta por algo fora do seu controle. Ter consciência de seus motivos é importante para atingir seus objetivos.
Tente passar menos tempo engajado em atividades que trazem sensação de fracasso ou outros sentimentos negativos. Aplicativos como o Pinterest são úteis para montar "pastas" on-line de assuntos que lhe interessam ou inspiram. Listas de frases inspiradoras também podem ajudar.
Coma um doce que lembre a sua infância ou saia para patinar… e se não conseguir mais se equilibrar sobre rodas, ria de si mesmo – o importante é lembrar que a vida faz sentido porque somos uma coleção de memórias.
Doe algo que não precisa para alguém que precise mais do que você. Procure tornar o desapego um hábito nessa nova fase.
Tire um tempo e diga eu te amo para as pessoas próximas e tente marcar alguma atividade com amigos que não vê há algum tempo. A dura verdade é que não sabemos quando iremos partir, então procure sempre deixar claro o quanto suas pessoas queridas são importantes para você.
Faça uma viagem sozinho ou, pelo menos, passe um dia só. Se não der para viajar, permita-se explorar sua cidade, ou quem sabe ir ao cinema, e dê esse tempo de presente para você mesmo. Confira aqui 21 dicas indispensáveis para viajar sozinho!
Nada de "vou me divertir na praia só depois que conseguir um corpo de modelo" ou similares, ok? Pode ser que esse futuro desejado chegue, mas as oportunidades de bons momentos desperdiçadas infelizmente não voltarão.
Será que vale a pena se dedicar a atividades que, no fundo, você sabe que te deixarão pra baixo? O que realmente te faz feliz? Com quais pessoas você gosta de estar? Reflita sobre o que te move e se agarre nisso.
Sem botar a mão na massa, nossas vontades de mudança são apenas desejos. Pense em onde ou como você quer estar após o período ruim e mova-se para alcançar esse objetivo.