É difícil, mas não impossível. Descubra como perder a timidez através de 8 passos.
Redação | 26 de Junho de 2018 às 17:00
Nervosismo, tremores, suor… a timidez pode ser um verdadeiro tormento para algumas pessoas. Superar este sentimento paralisante pode parecer impossível, mas não é. Em alguns casos, o acompanhamento de profissionais é indispensável para identificar a origem do problema e realizar o tratamento adequado, enquanto outros podem minimizar os efeitos da timidez aprendendo a lidar com ela. Confira abaixo como perder a timidez através de 8 passos simples que podem lhe ajudar a desenvolver a confiança.
Compreenda sua timidez, observe onde e quando ela surge e pergunte-se do que você realmente tem medo. Anote as mensagens negativas que manda para si mesmo, depois registre as suposições em que elas se baseiam. Mas lembre-se de que são suposições, e não fatos.
Permita-se sentir o medo, mas aja a despeito dele. Inicie uma conversa, enfrente uma entrevista, mande uma mensagem para a pessoa de quem você gosta, vá àquela festa. Fugir de situações desafiadoras só piora o problema.
Estabeleça metas realistas. Não vá a uma festa na expectativa de conversar com todos os convidados, por exemplo. Estabeleça para si o desafio de conversar com, digamos, três pessoas que você não conhece.
Fragmente os contatos sociais que lhe causam timidez em etapas menores e mais simples. Comece com qualquer coisa que não seja a conversa: mantenha-se confiante, olhe ao redor, faça contato visual e sorria. Uma abordagem amistosa costuma ser bem recebida e retribuída.
Conduza a conversa em termos simples. Diga “oi”, apresente-se, pergunte o nome da outra pessoa, faça um comentário, pergunte alguma coisa. Acima de tudo, preste atenção no que a pessoa diz − não se preocupe com o que ela pensa a seu respeito.
Lembre-se de que você tem algo em comum com a outra pessoa: vocês estão no mesmo local e na mesma hora. Pense no motivo disso: vocês têm conhecidos, interesses ou um trabalho em comum? Use isso para alimentar a conversa.
Seja educado. Agradeça à pessoa por gestos amáveis. Demonstre apreço. Faça com que ela se sinta bem. Isso o ajudará a sentir-se do mesmo modo.
Por fim, tenha sempre em mente que, mesmo se você “se comportar” da melhor forma possível, isso não é garantia que a outra pessoa vai gostar de você. Não temos como saber o que os outros querem ouvir e, afinal, gosto é uma questão particular. Então não existe motivo para ficar tão nervoso durante uma conversa, certo?