Não quer cometer gafes nem provocar um "climão" durante o Natal? Veja nossas dicas para evitar situações delicadas no fim de ano.
Redação | 23 de Dezembro de 2019 às 10:00
O Natal é uma época de confraternização e união. Ou ao menos é o que as canções dizem. No entanto, é inevitável lidar com situações delicadas quando a família se reúne em volta da mesa e resolve colocar o assunto em dia. Dar respostas francas, fazer críticas ou tentar convencer alguém sobre as suas convicções pode acabar com a noite.
Se algumas atitudes não forem tomadas com uma dose de inteligência emocional, situações delicadas e alguns transtornos podem surgir. Segundo a psicóloga Susan Heitler, na hora de emitir uma crítica, o ideal é “pular a reclamação e passar diretamente à explicação”. De acordo com Susan, fazer uma sugestão é a melhor forma de emitir sua opinião sem parecer grosseiro.
Assim, em vez de dizer “não é assim que se faz o peru de Natal, desse jeito ele vai ficar ressecado”, diga “minha avó me ensinou três dicas para deixar a carne mais macia e saborosa, quer ouvir?”. Ninguém gosta de receber críticas. Portanto, fazer isso de forma indiscriminada apenas leva o outro a ficar na defensiva, dificultando a possibilidade de um acordo.
Outro ponto é o comportamento durante as reuniões em família. Passar por gafes em festas de Natal e Ano Novo (momentos reconhecidamente tensos, cheios de pequenos atritos e excesso de opinião) é algo que ninguém deseja. Para que isso não aconteça com você, separamos 4 dicas para evitar situações delicadas no Natal.
Se no fim nada der certo, lembre-se que as festas de fim de ano são o melhor período para exercitar o perdão!