Saber ouvir e levar os sentimentos do parceiro a sério são alguns exemplos de como lidar com os conflitos no relacionamento de forma saudável.
Douglas Ferreira | 5 de Março de 2020 às 21:00
A maioria das pessoas tenta evitar conflitos, mas você não deve necessariamente abafar discussões com amigos ou pessoas importantes: casais felizes na realidade brigam mais, não menos, do que casais infelizes. A diferença é que nos relacionamentos saudáveis as pessoas resolvem mais problemas. Descubra abaixo como lidar com conflitos no relacionamento de forma saudável:
O problema real e aquilo contra o que você está lutando nem sempre são a mesma coisa. É um erro resolver o problema rápido demais quando uma ou ambas as partes querem falar de seus sentimentos. Deixe as discussões triviais se desembaraçarem por alguns momentos para permitir que questões profundas, como rejeição e medo, venham à tona.
É saudável dar um passo atrás, se os ânimos estiverem muito exaltados e a discussão não estiver levando a lugar nenhum. Mas não adianta bater a porta e deixar o problema sem solução. Se você está indo embora, diga ao seu parceiro quando a conversa será retomada – e cumpra.
Diferenças podem obscurecer valores compartilhados. Descubra onde vocês concordam, e então comece a construir pontes.
Eles podem não fazer sentido. Podem parecer irracionais. Mas, mesmo que não entenda, você precisa valorizar e respeitar as emoções da outra pessoa.
Leia também: Problemas no relacionamento? Experimente este exercício de escuta
Você não vai chegar mais perto de resolver uma discussão hoje desencavando conflitos da semana passada. Se ainda precisa abordar questões não resolvidas, guarde-as para outro momento.
Confira também: 14 coisas para não dizer em um relacionamento
Juntos encontrem tantas soluções quanto for possível para o problema real. Decidam-se a buscar as melhores ideias e a planejar os passos concretos que vocês darão para fazê-lo.
Comuniquem um ao outro que chegaram a uma decisão – ou pleo menos que levaram as coisas até onde podiam por enquanto – e que o conflito não é uma barreira entre vocês. O sinal pode ser tão simples como uma palavra carinhosa ou um abraço.
Agora que você já sabe como lidar com conflitos no relacionamento de forma saudável, basta colocar todas as dicas em prática! Confira também 17 passos para ter um relacionamento saudável e duradouro.