Veja como criar filhos bem educados e solidários para fazer diferença no mundo.
Redação | 16 de Outubro de 2018 às 13:00
Muitos pais se perguntam como criar filhos bem educados e solidários, que possam contribuir para o bem da sociedade quando crescerem. Segundo a psicóloga Maria Tereza Maldonado, autora de As sementes do amor – Educar crianças de 0 a 3 anos para a paz e Cá entre nós – na intimidade das família, os pais têm grande influência na construção dos valores de seus filhos. Ela afirma que é pelo exemplo que pais podem desenvolver a solidariedade nos filhos.
“A compaixão e capacidade de prestar atenção no outro são valores que podem ser desenvolvidos desde os primeiros anos de vida.”
Confira também: Transforme a leitura em hábito para o seu filho
Porém, “se a palavra não vem casada com a ação, ela perde a credibilidade”. Maria Tereza acrescenta que estamos tomando consciência de que somos uma família de sete bilhões de pessoas habitando a mesma casa, o planeta Terra.
A fagulha da solidariedade é acesa quando as crianças percebem que não devem só receber, mas também doar. E, assim, aprendem a noção de ajudar. “Esta relação de troca é um valor fundamental”, diz Maria Tereza.
Caso não tenha contato com instituições de solidariedade, confira algumas sugestões na internet para você e seu filho começarem: