A raiva e o estresse podem trazer muitos problemas. Veja como controlar a raiva e o estresse com a TCC e outras terapias.
Nós não somos robôs, e é provável que, em algum momento, passemos por períodos difíceis em que, mesmo munidos de técnicas de autoajuda, o estresse e a raiva voltem à nossa vida. Por isso, é importante admitir que, por mais que queira aguentar sozinho os altos e baixos da sua existência, haverá ocasiões em que você não vai conseguir. Não saberá como controlar a raiva e o estresse.
Não é preciso lidar sozinho com o desconforto físico ou emocional. Portanto, não tenha medo de pedir ajuda quando necessário. Converse com seu médico, que pode prescrever medicamentos ou encaminhá-lo a alguém capaz de oferecer apoio psicológico. Uma terapia muito usada é a cognitivo-comportamental (TCC), mas também há orientadores e cursos de assertividade e gerenciamento do estresse e da raiva.
Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC)
A terapia cognitivo-comportamental se baseia na crença de que é possível mudar a reação a situações estressantes alterando o modo de pensar e o comportamento. Ao contrário das “terapias da fala” tradicionais, a TCC costuma ser breve (em média, 12 sessões de 45 minutos a uma hora) e se concentra em encontrar soluções para problemas específicos.
Além disso, o terapeuta incentiva o paciente a examinar o modo como se vê e fala de suas metas. O paciente é orientado a tomar consciência de crenças, emoções e pensamentos negativos e prestar atenção no efeito deles sobre suas atitudes. Também se pede a ele que questione seu antigo modo negativo de pensar; a princípio é difícil, mas, com o tempo, essa habilidade se torna valiosa. O passo seguinte é criar uma estratégia para resolver o estresse. Há vários programas de terapia cognitivo-comportamental na Internet.
Resultados
Pesquisas científicas comprovam que a terapia funciona, às vezes até melhor que os medicamentos. Um estudo sueco mostrou que quatro meses de TCC melhoraram a avaliação do estresse, o comportamento a ele ligado, a raiva, a exaustão e a qualidade de vida. Já um estudo americano da Universidade de Harvard comparou o efeito a curto e longo prazos da terapia cognitivo-comportamental com o efeito de soníferos em 63 pessoas com insônia e constatou que a TCC as ajudou a adormecer mais depressa e a dormir com menos interrupções.
Exames cerebrais revelam que a TCC provoca mudanças sutis. Em um estudo americano da Universidade de Pittsburgh conduzido em 2006, ressonâncias magnéticas mostraram que a atividade da região cerebral associada ao humor era baixa em pessoas com depressão, mas aumentava com 12 semanas de TCC. Outra pesquisa verificou o aumento benéfico da atividade cerebral de pessoas com síndrome do pânico e de estresse pós-traumático com a TCC.
Terapias para reduzir o estresse
Curso de controle do estresse
As sessões podem ser gratuitas para ajudar a abandonar o cigarro, o álcool ou resolver outros problemas ligados ao estresse. Podem ocorrer em centros comunitários, clínicas ou hospitais. Para saber mais, converse com seu médico.
Treinamento de assertividade
É útil para quem acha difícil dizer “não”. Você será treinado a dizer o que pensa, mas sem agressividade, e a transmitir seus desejos com eficácia. Combinar assertividade com gerenciamento do tempo é ótimo para evitar o estresse de aceitar coisa demais ao mesmo tempo.
Curso de como controlar a raiva
Se você acha difícil controlar a raiva, os cursos de gerenciamento podem ajudá-lo a lidar com explosões emocionais, as suas e as dos outros. O seu médico poderá lhe dizer onde encontrar esses cursos.
Siga o plano e mantenha o controle
Cuide do corpo: Coma e durma bem e pratique exercícios. Não tente resolver o estresse com “muletas” insalubres.
Alimente boas relações: A saúde do relacionamento com família e amigos influencia muito o nível de estresse.
Gerencie o tempo: Planeje e organize o dia e a semana, incluindo sempre horários para relaxamento, exercícios, família e amigos.
Aprenda a relaxar: Ioga, massagem e meditação são ótimas contra o estresse.
Olhe as coisas de longe: Altere o modo de pensar para transformar experiências negativas em positivas e ter sensação de controle sobre a vida.
Deixe para lá: Sempre haverá problemas que não poderão ser resolvidos.
Veja o lado bom: A atitude positiva ajuda a aliviar o estresse crônico e minimiza os danos que ele causa à saúde física e mental.
Divirta-se: Arranje tempo para as coisas de que você gosta.