Nos últimos anos, cientistas de todo o mundo conduziram mais de 1.200 estudos – e todos sugeriram que há uma relação positiva entre a espiritualidade e a
Douglas Ferreira | 18 de Agosto de 2019 às 17:35
Nos últimos anos, cientistas de todo o mundo conduziram mais de 1.200 estudos – e todos sugeriram que há uma relação positiva entre a espiritualidade e a longevidade. Nutrir a saúde espiritual e o sentimento de que existe um propósito na vida está associado a uma vida mais longa.
Isso não significa, necessariamente, participar de atividades religiosas. Na verdade, pode envolver qualquer coisa que eleve sua natureza espiritual, como ajudar pessoas ou apoiar uma causa na qual você acredite.
Embora a comunidade médica tenda a ver com ceticismo o poder da oração, alguns cientistas reconhecem os benefícios psicológicos da fé. Estudos mostram que participar de atividades religiosas pode reduzir o ritmo cardíaco, aliviar o estresse e promover uma sensação de bem-estar geral.
Em um estudo realizado nos EUA, pessoas submetidas à cirurgia de coração a céu aberto, que relataram terem se sentido mais fortalecidas e consoladas pela religião, tinham três vezes mais probabilidade de sobreviver do que as que não tinham crenças espirituais. Até os céticos admitem que a fé exerce um poderoso efeito placebo. As pessoas muitas vezes melhoram porque acreditam que vão melhorar.
Não seria apropriado sugerir que você “precisa encontrar uma religião” para salvar seu coração. No entanto, mesmo que você não esteja interessado em práticas religiosas formais, alimentar seu lado espiritual por meio de trabalhos voluntários, comunhão com a natureza e meditação traz benefícios palpáveis.
Pessoas que cultivam seu lado interior são menos propensas a beber em excesso, fumar ou levar vidas socialmente isoladas.
Rezar pelos doentes é uma prática comum entre as pessoas de todos os credos. Rezar para si mesmo ou saber que outras pessoas estão rezando por você pode ajudar a melhorar sua capacidade de enfrentar os problemas e reduzir a ansiedade sobre aquilo que o estiver preocupando. Alguns cientistas acreditam que o pensamento positivo ou a oração elevam a imunidade e melhoram o funcionamento geral dos sistemas que compõem nosso organismo.
Em um estudo norte-americano com 150 pessoas que foram submetidas a angioplastias de emergência, os pesquisadores concluíram que aqueles que tinham quem rezasse por eles tiveram a taxa mais baixa de resultados adversos – insuficiência cardíaca, ataques cardíacos e morte.
Você pode não ter uma religião formal, pode ser católico, judeu, mulçumano, hindu ou pode não ter certeza de em quê acredita. Seja qual for o seu caso, existem diversas maneiras de celebrar seu lado espiritual. A mais óbvia é participar de atividades religiosas, mas existem muitos outros caminhos.