Boas novas: por um mundo melhor!

Confira uma seleção de notícias inspiradoras ao redor do mundo que vão recuperar sua fé na humanidade para acreditar em um mundo melhor.

Redação | 25 de Dezembro de 2019 às 17:00

Irochka_T/iStock -

Confira uma seleção de notícias inspiradoras ao redor do mundo que vão recuperar sua fé na humanidade para acreditar em um mundo melhor.

conservação O abutre-barbudo foi caçado até quase se extinguir nos Alpes no início do século 20, mas está retornando de modo extraordinário. Este ano, um recorde de 35 filhotes tomaram os céus, graças a um projeto de 30 anos de reintrodução. Hoje, 50 casais de abutres-barbudos se reproduzem nos Alpes franceses.

“As pessoas acreditavam que esses abutres levariam crianças pequenas e ovelhas”, explica Théo Mazet, naturalista francês que ajuda a reinstalar as aves. Na verdade, o abutre-barbudo ou lammergeier é a única ave saprófaga que se alimenta de ossos de animais – e isso é útil, segundo Mazet. Ao contrário de lobos e ursos, os abutres não caçam animais selvagens nem de criação.

“Eles atuam como lixeiros, o que ajuda a manter saudável o ambiente da montanha”, diz ele. 

Refutada a apatia do espectador

sociedade O maior estudo já feito de incidentes violentos gravados por câmaras de segurança indica que há entre nós mais bons samaritanos do que se pensava.

Pesquisadores de universidades da Dinamarca, da Holanda e do Reino Unido assistiram a gravações de mais de 200 brigas e ataques nas cidades de Amsterdam, Lancaster (no Reino Unido) e Cidade do Cabo e descobriram que, em nove de cada dez casos, alguém interferiu para ajudar as vítimas.

O achado vai contra a “apatia do espectador”, princípio da psicologia social que afirma que quanto maior o número de espectadores de uma emergência, menos provável que a vítima seja socorrida.

O Dr. Richard Philpot, das Universidades de Lancaster e de Copenhague e principal autor do estudo, diz: “O fato de espectadores serem muito mais ativos do que pensamos é tranquilizador para o público.”

O doador secreto que não para de doar

filantropia Um benfeitor misterioso andou distribuindo “sacolas-surpresa” (Wundertüete) de dinheiro – mais de 200 mil euros – entre causas locais da cidade alemã de Brunswick. As sacolas apareceram no jornal regional Braunschweiger Zeitung com instruções para serem doadas a cada instituição.

Uma casa de repouso, igrejas necessitadas de reforma e uma agência para vítimas de crime estão entre os beneficiados. A identidade do doador é um mistério. “Não sabemos, e não queremos pôr em risco essas boas ações”, diz o jornalista David Mache.

O lado doce do suor

tecnologia Cientistas portugueses resolveram o problema do cheiro de nossas roupas quando suamos: eles trataram tecidos de algodão para emitirem aroma de citronela quando entrarem em contato com o suor.

A equipe da Universidade do Minho usou uma proteína encontrada no nariz do porco que se une às moléculas aromáticas e acrescentou moléculas que se ligam a carboidratos para se prenderem ao algodão.

“Os tecidos funcionais que incorporam fragrâncias podem ser um produto eficaz para desodorizar roupas”, diz a equipe. O bônus é que a citronela repele insetos.

Compilado por James Hadley

Confira mais notícias inspiradoras para um mundo melhor!