É muito fácil gerar uma atitude negativa na criança com relação à matemática. Por isso, a influência do ambiente é fundamental para aprender matemática.
Existe uma ligação entre aprendizado e maturidade. Em geral, entre seis e sete anos, a criança está suficientemente madura para compreender as quatro operações matemáticas básicas: soma, subtração, multiplicação e divisão. Mesmo assim, algumas precisam de mais tempo para adquirir esse conhecimento. Possivelmente porque sua idade cronológica não corresponde à idade mental. Em certos casos, a criança precisa apenas reaprender os processos aritméticos e os padrões básicos para ter um desempenho satisfatório em matemática. É preferível aguardar o momento certo e a estimulação adequada para trabalhar com a criança.
A influência do ambiente para aprender Matemática
É muito fácil gerar uma atitude negativa na criança com relação à matemática. Em muitos casos, ela tem toda a habilidade necessária para se desenvolver com confiança nessa área. Porém os pais ou irmãos vivem dizendo que aprender matemática é muito difícil. Outros motivos pelos quais as crianças podem demonstrar dificuldade de aprender essa disciplina incluem uma disfunção mental que as torna incapazes de compreender os processos matemáticos simples.
Essa dificuldade específica é conhecida como discalculia e pode ser vista em crianças com inteligência normal, que não repetem o ano na escola, mas que têm dificuldade de realizar operações matemáticas.
Níveis de discalculia
Existem três tipos de discalculia: a natural, a verdadeira e a secundária. A primeira surge quando a criança está começando a aprender matemática e pode ser corrigida com alguma prática.
A discalculia verdadeira aparece no 3º ou 4º ano do ensino fundamental e uma de suas características é o fato de que a criança repete erros que cometeu no 1º ano. Nesses casos, é necessário retreinar sua capacidade aritmética e contar com um suporte pedagógico. Se isso não for feito, pode haver um atraso significativo no aprendizado. E assim gerar uma sensação de inferioridade e isolamento na criança.
A discalculia secundária é um distúrbio que faz parte de uma enfermidade mais complexa, em que existe uma dificuldade de aprender todas as áreas do conhecimento. O tratamento dessa doença implica dedicação dos pais e o trabalho com especialistas. Mas, com motivação correta, a criança pode melhorar seu desempenho, esforçando-se mais para aprender.