Um relacionamento amoroso é uma das grandes forças e alegrias da vida. A aposentadoria lhe oferece a oportunidade de passar um tempo maior e de melhor
Redação | 31 de Julho de 2019 às 11:00
Um relacionamento amoroso é uma das grandes forças e alegrias da vida. A aposentadoria lhe oferece a oportunidade de passar um tempo maior e de melhor qualidade com a sua parceira ou seu parceiro. No entanto, modificar certas rotinas também pode trazer desafios.
Às vezes, a aposentadoria o faz perceber que, como um casal, vocês cresceram separados. E é possível que, a partir do momento que os filhos abandonam o ninho, vocês tenham menos incentivo para permanecerem juntos. O divórcio entre pessoas com mais de 50 anos está aumentando. Não há como transformar incompatibilidade em harmonia. No entanto, há formas de ajudar a corrigir e fortalecer uma conexão sólida, além de proporcionar a melhor oportunidade de se transformar em uma parceria duradoura.
Pesquisas comprovam que é preciso haver cinco fatores positivos (declarações ou gestos de afeto) que se contraponham a cada fator negativo (reclamações ou brigas). Por isso, pense nas qualidades, não nos defeitos do seu parceiro ou da sua parceira – e mostre o que você aprecia.
Retomar planos adormecidos e ter uma vida ativa também é fundamental para o bem-estar do relacionamento. Reflita: Havia alguma atividade da qual os dois gostavam quando eram mais jovens, mas não tiveram tempo ou dinheiro para praticar? Se sim, Esta é a oportunidade ideal para reacender o interesse. Reserve alguns minutos por dia para conversarem. Marquem um “encontro” semanal e façam algo prazeroso juntos.