Veja 21 intervenções artísitcas incríveis e as suas diversas mensagens espalhadas por ruas no mundo inteiro que você precisa conhecer!
Já parou para pensar no quanto a arte consegue tocar as vidas de diversas pessoas todos os dias? Através da música, do artesanato, de pinturas… A lista é interminável, assim como a criatividade humana. As intervenções artísticas são a prova desse imenso potencial.
Elas são basicamente releituras do cotidiano. Muitas intervenções artísticas servem a propósitos estéticos. No entanto, a maior parte tem uma mensagem – geralmente crítica – para transmitir sobre um problema estrutural ou social.
Entenda também o que é a inspiração literária, que motiva os escritores a criarem suas grandes obras.
Muitos artistas ficaram conhecidos com obras que chamaram a atenção do público. Porém, há muito mais para conhecer no que diz respeito à arte urbana. Veja algumas delas a seguir:
conta no Instagram, ele reúne fotos de suas intervenções. Nesta referência ao famoso filme "Tubarão", de Steven Spielberg, não falta criatividade para transformar um duto de ar em uma das cenas mais famosas do cinema.
destruir uma obra de sua autoria, leiloada por 1 milhão de libras!
Entre suas artes está a pintura de um edifício "incompleto", em cores vivas e atrativas.
conforme dizem em seu site oficial. Em uma de suas ações, o coletivo distribuiu faixas pelo bairro de Santa Tereza chamando quem as visse a refletir um pouco mais sobre os detalhes do dia a dia.
Eduardo Srur, que já efetuou diversas intervenções como a da foto acima, que critica o acúmulo de lixo no rio Tietê. Srur já foi responsável por outras ações; em uma delas, colocou diversos bonecos em barcos para navegar entre o lixo do rio Pinheiros, e até mesmo conscientizou sobre o formigamento (um sintoma que pode significar complicações graves) com um pé gigante repleto de formigas.
Lambes Brasil é um coletivo que busca espalhar arte através dos famosos lambe-lambes, antigos cartazes que eram colados em postes para os mais diversos fins antigamente, e que existem até hoje. Os artistas do Lambes dialogam sobre os mais variados temas em criações espalhadas por todo o Brasil. Na intervenção artística da foto, de Leonardo Mareco, é latente a denúncia do descaso quanto a poluição urbana, que gera enchentes todos os anos.
Gabriel Ribeiro embeleza as ruas de São Paulo com intervenções que carregam mensagens visuais e verbais sutis, mas impactantes. A arte na foto foi produzida em parceria com a artista Hanna Lucatelli.
conta no Instagram.
conta no Instagram.
conta no Instagram para divulgar sua produção.
seu site oficial.
projeto life is a bit, que reúne criações inspiradas por arte estilo 8-bit.
Juliana Santacruz Herrera, que cobriu buracos como os dessa rua no bairro de Belleville.
Lambes do Mal, em contraste ao anúncio público ao fundo, alerta para a banalização de uma doença que já tirou mais de cem mil vidas só no Brasil.
Waldo Bravo, um artista que promove intervenções urbanas como a que podemos ver nesta foto, que contradiz a popularidade do bandeirante revertendo-o às condições a que impôs os indígenas brasileiros durante suas expedições: prisão e trabalho forçado. A estátua, localizada em Santo Amaro, foi, então, posta dentro de uma cela e amarrada a uma bola de ferro, em clara referência às condições impostas aos habitantes nativos de sua época.
coletivo Wà, formado por mulheres, impactou as ruas de Porto, em Portugal. Com bordados, as obras transmitem mensagens singelas onde são instaladas. O bordado "é preciso andar amado" foi feito em um bando da cidade de Guimarães, em Portugal, mas o coletivo atua também no Brasil.