Uma pesquisa conduzida pelo aplicativo de relacionamento happn traz dados interessantes sobre as mentiras entre solteiros.
Para o bem ou para o mal, contar uma mentirinha para os crush durante o flerte ou um encontro é uma estratégia relativamente comum adotada por algumas pessoas para impressionar. No entanto, uma pesquisa feita pelo aplicativo de relacionamentos happn apontou que somente 22% dos usuários admitiram já ter feito isso.
Os dados deixaram um questionamento sobre as pessoas serem tão honestas assim. Nesse sentido, o número apresentado entra em conflito com os dados de uma outra pesquisa do app, feita em 2021, que mostrou que os brasileiros são, na verdade, quem mais mente, com 51% admitindo que já contou algum tipo de mentira em um relacionamento.
O levantamento desse ano identificou quais são as mentiras mais comuns entre homens e mulheres, e também a opinião das pessoas sobre seus efeitos nos relacionamentos, mostrando pontos interessantes para prestar atenção ao conhecer alguém.
Quais são as mentiras mais comuns ao conhecer alguém?
Em primeiro lugar, o mais comum é esconder o real interesse em um relacionamento, representando 35% das mentiras contadas. Isso é mais comum entre as mulheres, sendo que 42% admitiram dizer que estão mais ou menos interessadas do que realmente estão.
Em seguida está esconder as verdadeiras intenções (29%), a mais comum entre os homens (33%). É possível associar essas informações às diferenças de gênero, muito baseadas nas tradicionais normas sociais, com mulheres geralmente escondendo seu verdadeiro interesse para evitar julgamentos do parceiro, enquanto homens buscam parecer mais distantes emocionalmente, ou em controle do relacionamento.
Quanto a isso, cabe mencionar que um estudo publicado na Evolutionary Psychology em 2022 apontou também diferenças de gênero nos comportamentos que tornam a paquera bem-sucedida. Se você tem dificuldade em flertar, não deixe de ler a matéria e conhecer as melhores técnicas de acordo com os cientistas.
As mentiras prejudicam os relacionamentos?
Enquanto 28% dos usuários acredita que mentirinhas inocentes não prejudicam os relacionamentos, o principal motivo identificado pela pesquisa que leva as pessoas a mentirem neste contexto é para evitar julgamentos e inseguranças (36%), o que também afeta mais as mulheres (40%).
Já os homens parecem estar mentindo mais para impressionar o outro ou para criar uma boa primeira impressão (36%). Essas diferenças na motivação confirmam que os homens e as mulheres mentem de forma diferente por conta de diferentes expectativas sociais, com 51% dos usuários concordando com esta afirmação.
Ainda assim, vale lembrar que a autenticidade é uma das qualidades consideradas mais atraentes e descritas com uma característica fundamental para aumentar suas chances de sucesso no flerte e evitar levar um fora.
"Mentiras dizem muito sobre a pessoa e refletem as expectativas sociais que os solteiros vivem diariamente. No happn, nós celebramos conexões autênticas na vida real e acreditamos que a transparência é chave para relacionamentos verdadeiros - é sobre isso que fala a nossa tendência de Amor Intencional em 2025. Embora sabemos que algumas mentiras inocentes fazem parte do jogo de flerte, as conexões verdadeiras somente acontecem quando as pessoas se sentem confortáveis sendo elas mesmas. Por isso, alinhar as expectativas desde o começo cria uma base forte para o crescimento mútuo", diz a CEO e Presidente do happn, Karima Ben Abdelmalek.
As informações são de pesquisas conduzidas pelo happn em 2025, 2024 e 2021.