Anne Roumanoff é uma famosahumorista francesa e mora em Paris. Confira essa crônica em que ela resolve dar um presente de aniversário inusitado à sua mãe.
Mãe, eu não sabia o que comprar de presente de aniversário para alegrá-la, então perguntei:
– Qual seria seu presente de aniversário dos sonhos, mãe?
– Um emprego fixo – você respondeu, com um sorriso bem desesperançado –, e um novo namorado que seja bom para mim, mas acho que o namorado é bem mais fácil de achar.
Andei pela cidade toda, mãe, mas não encontrei uma única loja que oferecesse emprego fixo. Numa loja de roupas, perguntei à vendedora:
– Bom dia. Vocês não teriam um emprego fixo para oferecer?
– Não, só temos contratos temporários de meio expediente no sábado – disse ela, com um suspiro. – Temos muitas candidatas, mas você pode deixar seu currículo.
– Estou procurando um emprego fixo, você não sabe onde posso encontrar?
A vendedora ficou sem graça.
– Eu adoraria ajudar, mas não faço ideia. Às vezes eles são listados no Centro de Trabalho, mas só para jovens formados com muita experiência.
– Minha mãe tem 42 anos.
A mulher fez uma cara irônica.
– Não quero desanimá-la, mas um emprego fixo para sua mãe não é muito provável.
Vivemos numa época curiosa, mãe. Há os que acham que hoje o que mais conta é ser adaptável e flexível e que é assim o local de trabalho moderno. É péssimo não ter segurança; o importante é ter trabalho.
Outros acham que não é dando um passo atrás que conseguiremos ir para a frente.
No fim, todos concordam que a meta é avançar; só não concordam no modo de conseguir. Não desanime, mãe, meu amor por você é um emprego fixo.
Feliz aniversário, mãe querida.
Anne Roumanoff
Confira mais textos em nossa seção de Humor!