No dia 6 de maio é comemorado o Dia da Matemática, em homenagem a Malba Tahan, escritor e educador brasileiro, nascido em 6 de maio de 1895. Para
Redação | 6 de Maio de 2019 às 16:45
No dia 6 de maio é comemorado o Dia da Matemática, em homenagem a Malba Tahan, escritor e educador brasileiro, nascido em 6 de maio de 1895. Para comemorar esse dia, separamos algumas piadas divertidas que vão fazer com que você relembre a época da escola.
O garoto de 10 anos ia mal em matemática. Seus pais fizeram de tudo para que ele se recuperasse na matéria, mas nada funcionou. Por fim, matricularam-no numa escola católica. Desde o primeiro dia, o rapaz passou as noites metido em livros. No primeiro boletim, obteve um A em matemática.
– Filho – perguntou o pai –, o que houve para você dar uma guinada tão grande? As freiras? Os livros?
– Sabe, pai, eu nunca tinha levado a matemática a sério antes – admitiu o garoto. – Mas quando cheguei na escola nova e vi aquele cara pregado no sinal de mais, vi que a coisa ali era séria!
O seno estava no banheiro. O coseno chegou e bateu na porta. O que o seno respondeu?
“Tangente!”
Uma aluna da minha turma de matemática no ensino médio teve um sério caso de tendinite. Como não podia escrever, comprou uma filmadora para gravar as aulas. Após três ou quatro aulas, perguntei se ela achava o método satisfatório. A resposta foi que estava funcionando muito bem – melhor até do que quando fazia anotações.
– Na verdade – confessou –, há outro motivo para eu estar fazendo isso. Quando disse a minha mãe que você era viúvo, ela quis ver como você era.
Quando comecei a lecionar ciências, tinha uma turma muito tagarela. Uma vez, pedi que ficassem quietos, mas eles continuaram a algazarra. Fui ao quadro e escrevi: “Silêncio!” Não deram atenção. Voltei ao quadro e escrevi: “Cilênsio!” Pararam a bagunça na hora. Após o intervalo, o professor de matemática entrou na sala, perguntou sobre aquilo e foi informado de que o professor de Ciências o havia escrito. Encerradas as aulas daquele turno, ele me chamou no canto.
– Quando tiver dúvidas, consulte este livro.
Era um dicionário.
A professora pergunta:
– Se você tivesse um real e pedisse mais um real ao seu pai, quanto teria?
Vicente levanta a mão.
– Um real.
A professora sacode a cabeça.
– Você não sabe matemática.
Vicente responde:
– Você não sabe como é meu pai.
Pergunta: O que faz o MMC debaixo da escada?
Resposta: Está esperando o MDC.