Muitas são as piadas sobre tecnologia da informação, mas estas são histórias engraçadas contadas por profissionais da área.
Redação | 13 de Dezembro de 2019 às 09:00
Segundo estas histórias engraçadas, a verdade é que a maioria de nós se sente perdida com os computadores e seus programas. Por isso os especialistas em tecnologia da informação ficaram tão contentes em nos dar esses conselhos.
1. No caso de o computador não ligar, ou desligar de repente, verifique os cabos antes de reiniciá-lo. Afinal, tudo que precisa de eletricidade tem de estar ligado na tomada. Mas verifique também se não foi só o monitor que desligou.
2. Lembre-se de que redes wi-fi públicas são públicas. Assim, se não houver um motivo forte para verificar seu e-mail no shopping, não o faça. Em redes públicas, qualquer hacker pode roubar suas senhas porque as conexões não são criptografadas.
3. Você fez o backup dos seus dados, não fez? Discos rígidos externos com muito espaço custam menos de 500 reais, e programas automáticos como o Cobian Backup ou o Time Machine, da Apple, tornam facílimo fazer backups regulares.
4. Baixar músicas, filmes e jogos de sites de compartilhamento de arquivos abre “furos” no sistema. Para evitar isso, crie e use uma máquina virtual, ou seja, um sistema operacional independente dentro do computador para arquivar os conteúdos baixados da Internet. Assim, o vírus só atingirá a máquina virtual.
5. Certa vez um cliente conseguiu enfiar o cabo do mouse em uma saída muito menor. Dessa forma não tinha mesmo como o mouse funcionar…
6. [Atendimento a um casal de idosos que ganhara um computador numa promoção, quando a máquina custava o preço de um carro.]
Cliente: “Meu computador não dá nenhum sinal.”
Técnico: “Aconteceu alguma coisa?”
Cliente: “A única coisa que fizemos foi tirar a poeira. Como ele estava muito empoeirado, nós o levamos para o jardim e o lavamos com a mangueira. Mas deixamos secar ao sol.”
7. Eu trabalhava no departamento de informática de um grande supermercado e recebi a ligação do gerente do açougue, desesperado, dizendo que tinha ligado o computador e apareceu a mensagem “no file”. Ele me disse que isso era impossível, pois o estoque estava cheio de filé mignon, filé de alcatra, contrafilé. Tentei explicar que a mensagem era “no file” (nenhum arquivo), mas ele estava tão nervoso que não conseguia entender!
8. Cliente: “A máquina não está funcionando.”
Técnico: “Aperte a tecla Command.”
Cliente: “Ok.”
Técnico: “Agora aperte a tecla Enter. O que aparece na tela?”
Cliente: “Era para ligar o computador?”
9. REINICIE O COMPUTADOR ANTES DE LIGAR PARA O TÉCNICO!
10. A verdade é uma só: as atualizações do Windows são suas amigas. Você precisa delas.
11. Descubra a diferença entre clicar com o botão esquerdo e o direito do mouse.
12. Não abra e-mails nem anexos vindos de pessoas cujas mensagens você não esteja aguardando.
13. Arranje um bom antivírus. Às vezes as pessoas não sabem exatamente de que ameaças estão protegidas.
14. Simplifique.
15. Faça backup. Por favor, faça backup. Faça backup.
16. Técnico: “Consegue clicar no ícone ‘Meu Computador’?”
Cliente: “Como vou clicar no seu computador?”
17. Uma senhora abriu um chamado porque não conseguia se conectar à Internet. Pedi que ela conectasse e desconectasse. Então perguntei se o wi-fi estava funcionando. Ela confirmou que sim, apesar da falta de conexão. Quando cheguei à mesa da usuária, o problema ficou claríssimo. O ícone do wi-fi indicava que ele estava desligado…
18. Uma senhora fazia backups regulares num disco rígido externo, o que era a coisa certa a fazer, mas um dia ele parou de funcionar. Quando abri o estojo para remover fisicamente a unidade de disco, uma bola de formigas caiu de dentro dele.
19. Cliente: “Quero importar minhas fotos para o iPhoto e não estou conseguindo.”
Técnico: “Você está seguindo o tutorial que passei mais cedo?”
Cliente: “Estou. Mas não funciona.”
[Uma hora depois o técnico chega à casa do cliente.]
Técnico:“Mas você nem tem o cabo para conectar ao computador!”
20. Não posso fazer um computador de quatro anos rodar mais rápido. Os discos rígidos se desgastam e ficam mais lentos. Um computador novo é sempre melhor.
21. Uma cliente, que era professora, me ligou dizendo que o laptop havia apagado e não ligava mais. Ela estava em pânico, achando que havia perdido um documento importante. Quando cheguei lá, verifiquei que a cliente tinha introduzido mal a bateria…
22. É um estresse, principalmente quando todos os sistemas caem e tenho de fazer com que voltem a funcionar bem depressa.
23. [Acontecido na época em que os computadores ainda tinham entrada para disquete.]
Técnico: “Aqui fala ***, como posso ajudar?”
Cliente: “Meu computador parou. Já liguei e desliguei, e nada.”
Técnico: “Verifique se não há um disquete inserido no gabinete do computador.”
Cliente: [Espantado, porque o técnico descobrira sem nem ter visto o computador.] “Tem mesmo! Foi você quem o colocou lá?”
24. É difícil acompanhar as mudanças tecnológicas. Há um limite para o conhecimento que conseguimos armazenar no cérebro, e estou convencido de que essa é a causa das minhas dores de cabeça.
25. Há uma ameaça constante de que o meu cargo se torne inútil porque uma empresa terceirizada paga a alguém em outro país um quarto do meu salário para fazer o que faço. Por isso penso em mudar de ramo.
26. O que acho mais chato é quando as pessoas têm equipamentos antigos e muito bons mas o fabricante decide não dar mais suporte quando saem versões novas do sistema operacional.
27. Tive de trocar monitores que levaram socos e computadores que foram
jogados de cima da mesa.
28. A Internet é como um oráculo. É possível encontrar solução para praticamente todos os problemas pesquisando no Google. A resposta, muitas vezes, vem no primeiro link. Na verdade, eu diria que passo uns 40% do meu tempo pesquisando soluções e muitos administradores de sistemas fazem o mesmo. Não somos pessoas de inteligência rara, mas simplesmente sabemos o que procurar.
29.Tenho de ficar o tempo todo dizendo aos funcionários que armazenem arquivos nos servidores dos quais são feitos backups e não nos seus computadores. Muita gente supõe que fazemos backup das suas máquinas. É tecnicamente possível, mas não há recursos para isso.
30. Não é assim tão fácil quebrar um computador; eles são muito mais robustos do que a maioria pensa.
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