A pé, embaixo d’água, nos trilhos ou pelo ar... Tem gente que se aventura em busca de velocidade. Leia esses casos!
Cento e sete anos atrás, o americano Albert Berry foi a primeira pessoa do mundo com coragem de pular de um avião. Hoje, o salto em queda livre é quase um esporte recreativo. Mesmo assim, ainda é preciso muita coragem para saltar de um avião numa altura estonteante e despencar para a terra na velocidade de quase 300 km/h.
Funny Cars
Os chamados funny cars (“carros engraçados” ou supercarros) têm milhares de cavalos sob o capô quando se alinham para a drag race (corrida de arrancada).
Alguns motoristas cruzam a linha de chegada a mais de 500 km/h. Nessa velocidade, só um paraquedas de frenagem garante o fim seguro da corrida emocionante.
Usain Bolt
O atleta jamaicano Usain Bolt poderia receber uma multa por excesso de velocidade se saísse correndo em áreas com limite de tráfego mais calmo. O atleta quebrou o recorde no Campeonato Mundial de 2009 correndo 100 m em 9,58 segundos, chegando à velocidade de 44 km/h.
Beija-flores
Embora não sejam as aves mais velozes do reino animal, os beija-flores batem as asas até duzentas vezes por segundo, mais depressa do que todos os outros pássaros. Combinada ao restante de sua anatomia, essa habilidade lhes permite pairar em pleno ar como um helicóptero e até voar de ré.
Jatos
Um jato passa a toda no céu e, pouco depois, soa uma explosão. O avião rompeu a barreira do som. Em velocidades acima de 1.200 km/h, as ondas sonoras à frente da aeronave são comprimidas e se espalham atrás em forma cônica. Quem estiver na área por onde o cone passa ouve a explosão sônica.
Trem japonês
Mais rápido do que voar! Num teste, o Maglev japonês se tornou o trem mais veloz do mundo ao chegar a espantosos 603 km/h. A inauguração da linha do Maglev entre Tóquio e Nagoya está prevista para 2027. Uma seção de 350 km da viagem levará cerca de 40 minutos. Vinte minutos menos que de avião!
Barracudas
Barracudas, tubarões azuis e atuns-rabilho só conseguem piscar de espanto quando esse torpedo pega a presa deles na água. O peixe-vela chega à velocidade de 110 km/h. Quase o dobro da velocidade dos concorrentes e de outros peixes velozes do mar.
Luz
O astrônomo dinamarquês Ole Rømer reconheceu, já em 1676, que a luz tem velocidade mensurável. Com a ajuda das luas de Júpiter, ele calculou que devia ser de uns 220.000 quilômetros por segundo. Embora um pouco incorreto, seu cálculo foi uma realização espantosa, dada a falta de tecnologia na época. Na verdade, a luz viaja cerca de 300.000 quilômetros por segundo. Nada no universo é mais veloz.